Música, perguntado por GGoWP, 4 meses atrás

Jovem Guarda e Tropicália eram movimentos inimigos?

Soluções para a tarefa

Respondido por ElenaKaroline
2

movimento tropicália ou tropicalismo foi um movimento cultural que atingiu, sobretudo, a música brasileira a partir da década de 60, mas também influenciou na terceira fase do Cinema Novo (1968 – 1972), um movimento cinematográfico brasileiro marcado pela sua crítica à desigualdade social. Grandes nomes conhecidos hoje, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, atuaram ativamente fazendo com que características estéticas e ideológicas reverberassem por essa esfera cultural sonora.

Além desses artistas, o movimento envolveu muitos outros músicos que, partindo das ideias transgressoras do tropicalismo, construíam canções misturando elementos de diferentes tipos.

Apesar de hoje ser conhecido por esse nome, o movimento nem sempre foi considerado de tal forma.

E tudo que eu sei, espero ter te ajudado! ✨

Respondido por marlonnoll
0
A década de 60 representou para a música um período revolucionário, despertando o potencial de grandes artistas e movimentos de fortes ideologias. No contexto internacional, em 1965, viu-se a explosão de grandes nomes, como Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan, Bob Marley e Janis Joplin. Em consonância, a década se encerrou com “chave de ouro” para os hippies a partir do Festival de Woodstock em 1969 – o grande marco da contracultura.

No Brasil, a década também surpreendeu. Em meio a um contexto político incerto, explodiram expressões politizadas e de protesto, além do pop da Jovem Guarda e o excêntrico da Bossa Nova. E no meio de tudo isso, outro movimento passou a transgredir: o tropicália, que contaremos melhor a seguir!
Perguntas interessantes