Josefa nunca foi à escola e fala assim: "a gente vamo " ela está cometendoerros na língua portuguesa? justifique.
essa é a pergunta queria saber se algum de vocês sabe realmente a resposta da pergunta por que alguns tá dizendo que sim por que se escreve nós vamos em vez de "a gente vamo" tão dizendo que não porque a dona Josefa nunca foi à escola então se algum de vocês puder me ajudar eu ficaria muito grata
Soluções para a tarefa
Resposta:
Então desencana, porque as duas respostas estão certas. Ela fala errado, de acordo com a norma que não aprendeu e fala corretamente dentro da norma que aprendeu.
Como Josefa não estudou, ela não aprendeu a concordância entre sujeito "a gente" e o verbo. Ela faz uma concordância ideológica. A expressão "a gente" indica mais de uma pessoa, então ela coloca o verbo no plural. Mas se ela não foi a escola, como sabe que sujeito plural pede verbo no plural? Ela aprendeu com as outras pessoas. É uma regra correta, o que escapou foi a particularidade dessa expressão. Na escola é comum aprender que "o certo é nós vamos".
Está falando errado, de acordo com a norma culta? Está. Quem não passa pela escola tem condições de aprender essa norma? Se estiver cercada de pessoas que estudaram, sim. O problema maior são as pessoas que estudam mas não colocam em prática.
Um comentário final : dizer que "o certo é nós vamos" também está errado. Você também pode dizer "a gente foi". A norma culta determina a regra de concordância mas não manda na escolha do vocabulário.