José tinha uma plantação que era cultivada através do uso de sementes (reprodução sexuada). Thiago tinha uma plantação do mesmo tipo, porém, usava um sistema de cultivo através de mudas (reprodução assexuada). Quando as duas plantações foram atacadas por uma praga, Thiago perdeu tudo. No entanto, na plantação de José, alguns indivíduos sobreviveram e ele não perdeu tudo. Explique por que Thiago perdeu toda a sua plantação e José ainda manteve uma parte dela.
Soluções para a tarefa
Resposta + explicação:
○ Na plantação de José, as sementes se reproduziam por reprodução sexuada, na qual há variabilidade genética por haver fluxo gênico entre a população. Já na plantação de Thiago, as sementes se reproduziam assexuadamente, na qual as sementes-filhas são nada mais que um "clone" da célula-mãe, com exatamente o mesmo material genético; ou seja: não há variabilidade genética.
○ Visto isso, podemos inferir que, caso haja uma praga, há maior chances de a plantação que se reproduz de forma assexuada morrer, já que ela não possui variabilidade genética (todos os indivíduos possuem os mesmos genes) e, consequentemente, provavelmente não terá o gene que resiste ao ataque da praga. Por outro lado, como há muita variabilidade na plantação de José, é mais provável que alguns indivíduos possuam algum gene resistente à ação da praga. Esse é o motivo de eles terem sobrevivido.
○ Veja mais sobre esse conteúdo em: https://brainly.com.br/tarefa/9625305
Espero ter sido claro o suficiente. Caso não, comente abaixo suas dúvidas.
Abraço!