História, perguntado por hadassalarissa123, 1 ano atrás

José Martí (1853-1895) foi um intelectual e líder político cubano que lutou pela independência de Cuba. Ele morreu em 1895 sem ver seu objetivo alcançado. Por um tempo, conheceu os Estados Unidos e, antes de morrer, escreveu uma carta a um amigo, na qual apresentou uma crítica: "Vivi no monstro (EUA) e lhe conheço as entranhas - e minha funda é a de Davi" Explique o receio de Martí contra o país do Norte e como o processo de independência de Cuba confirmou essa situação.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
171
Bom dia!

José Martí lutou pela  independência de Cuba e alertava para os riscos de uma intromissão norte-americana no país. A sua preocupação tornou-se verdade quando os Estados Unidos da América passaram a lutar intensamente contra o domínio espanhol na ilha. As tropas americanas finalizaram o processo iniciado pelos cubanos e, em 1898, renderam as tropas realistas (dos espanhóis) estabelecendo um governo sob sua forte influência, que só foi retirado com a Revolução Cubana, orquestrada por Che e Castro. O Tratado de Paris selou o conflito com o reconhecimento da Independência de Cuba. 

Abraços!
Respondido por hillarykelle47
116

Boa tarde!

Resumindo a resposta do nosso colega que respondeu acima para ficar mais prático e didático:

José Martí tinha medo de que os Estados Unidos se intrometessem na independência de Cuba e influenciassem demais a tal ponto de os cubanos fossem dependentes deles, assim como eram dos espanhóis e tudo ser uma escravidão como antes

espero ter ajudado

Abraço!

Perguntas interessantes