José, gestor da área de segurança do trabalho na organização X, gosta muito de abordar sobre o tema da prevenção de acidentes para os seus colegas e equipe. Ele já apresentou várias palestras, na empresa, sobre a prevenção de acidentes e a importância do uso de equipamentos de segurança. Em sua última palestra, a qual ocorrera ontem a tarde, José relatou um acontecimento em que seu subordinado havia tido um comportamento inadequado, o qual colocou a sua própria vida e a de seu colega em risco no ambiente laboral. Assim, quando apresentou esse relato, conforme a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, que aborda o aparelho psíquico retratando sobre os conteúdos do inconsciente, pré-consciente e consciente, podemos afirmar que: ALTERNATIVAS José retirou conteúdos do inconsciente e levou para a consciência. José retirou conteúdos do inconsciente e levou para o pré-consciente. José retirou conteúdos do pré-consciente e levou para o consciente. José retirou conteúdos do consciente e levou para o pré-consciente. José retirou conteúdos do consciente e levou para o inconsciente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3: José retirou conteúdos do pré-consciente e levou para o consciente.
Explicação:
Vide p. 52 do livro Introdução à Psicologia.
“O inconsciente exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”. É constituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas.” Ou seja, o exercício não trata de questões reprimidas, mas sim de memórias que existem e podem ser acessadas a qualquer momento.
Logo, “O pré-consciente refere-se ao sistema onde permane¬cem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.” Assim, “O consciente é o sistema do aparelho psíquico que rece¬be ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente, a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.”