José de Anchieta faz parte de um período da história cultural brasileira (século XVI) em que se destacaram manifestações específicas: a chamada “literatura informativa” e a “literatura jesuítica”. Assinale a alternativa que apresenta um excerto característico desse período. *
1 ponto
Fazer pouco fruto a palavra de Deus no mundo pode proceder de um de três princípios: ou da parte do pregador, ou da parte do ouvinte, ou da parte de Deus. (Pe. Antônio Vieira)
Triste Bahia! ó quão dessemelhante / Estás e estou do nosso antigo estado, / Pobre te vejo a ti, tu a mim empenhado, / Rica te vi eu já, tu a mim abundante. (Gregório de Matos)
Uma planta se dá também nesta Província, que foi da ilha de São Tomé, com a fruita da qual se ajudam muitas pessoas a sustentar a terra. […] A fruita dela se chama banana. (Pero de Magalhães Gândavo)
Vós haveis de fugir ao som de padre-nossos, / Frutos da carne infel, seios, pernas e braços, / E vós, múmias de cal, dança macabra de ossos! (Alphonsus de Guimaraens)
Os ritos semibárbaros dos Piagas, / Cultores de Tupã e a terra virgem / Donde como dum trono enfim se abriram / Da Cruz de Cristo os piedosos braços. (Gonçalves Dias)
Soluções para a tarefa
Resposta: letra c
Explicação: Uma planta se dá também nesta Província, que foi da ilha de São Tomé, com a fruita da qual se ajudam muitas pessoas a sustentar a terra. […] A fruita dela se chama banana. (Pero de Magalhães Gândavo)
José de Anchieta foi autor literário da escola Quinhentismo, temos como excerto característico dessa escola Pero de Magalhães Gândavo. ( alternativa c)
"Uma planta se dá também nesta Província, que foi da ilha de São Tomé, com a fruita da qual se ajudam muitas pessoas a sustentar a terra. […] A fruita dela se chama banana."
A escola literária Quinhentismo no Brasil destaca em suas obras o período Colonial, compreendendo os três primeiros séculos desde a conquista portuguesa. O Quinhentismo de Portugal era baseado nas expressões clássicas.
Umas das principais características dessa escola literária são seus textos, ele são divididos em duas categorias: a literatura de informação e a literatura de formação ou de catequese (literatura jesuíta)
A literatura de informações marca registros de documentação do processo colonizador, expõe as informações dadas pelos viajantes e missionários europeus em relação aos povos nativos do Brasil. O trecho de Pero de Magalhães é um exemplo de literatura de informação.
Em suas obras, Pero de Magalhães Gândavo elucida os aspectos da fauna, a flora e a dimensão das terras brasileiras. No trecho retirado ele fala um pouco das frutas regionais, como a banana.
Para mais informações, acesse:
O que foi o Quinhentismo: https://brainly.com.br/tarefa/11639140