Lógica, perguntado por Alislainecampos, 11 meses atrás

José Celso Cardoso Jr organizador do texto do IPEA “PLANEJAMENTO BRASIL SÉCULO XXI INOVAÇÃO INSTITUCIONAL E REFUNDAÇÃO ADMINISTRATIVA - elementos para o pensar e o agir –“ desenvolve o cap. 4 “POLÍTICA E PLANEJAMENTO NO BRASIL: BALANÇO HISTÓRICO E PROPOSTAS AO PLANO PLURIANUAL 2020- 20231” texto em que nos convida a refletir sobre as diretrizes estabelecidas pela Constituição Federal de 1988 para o planejamento nas Instituções Públicas. Segundo Cardoso Jr esse tipo de de planejamento tem méritos, mas também problemas. Com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos sobre a importancia e a finalidade do Planejamento Estratégico no serviço público o convido a desenvolver um texto argumentativo (de no máximo uma lauda) sobre os méritos e problemas mencionados pelo autor. É importante que, a partir do principio que o Planejamento é função intrínseca e indelegável de Estado, apresente, de forma imparcial, argumentos favoráveis e contrários para um planejamento com conteúdo político estratégico e para um planejamento como o processo para compatibilização das ações a serem realizadas nos limites orçamentários previstos. Pesquisas complementares serão bem vindas.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
1

É notório que o Planejamento Estratégico é importante para a prestação de serviços públicos e realização de obras públicas em geral. Dentre tantos aspectos importantes, podemos destacar: pontos positivos e negativos do Planejamento Estratégico na Administração Pública.

Os grandes pontos positivos do Planejamento Estratégico na gestão pública são representados por: mapeamento das necessidades da população em certas áreas (como saúde, educação e segurança), organização financeira e definição de prioridades na prestação dos serviços públicos.

Por outro lado, os pontos negativos de maior destaque no Planejamento Estratégico podem ser representados por: demora na execução de obras e prestação de certos serviços e desvios de verbas (por conta do tempo e burocracias).

Sendo assim, o Planejamento Estratégico da Administração Pública deve ser trabalhado por pessoas capazes de enxergar as minúcias dos ambientes interno (com pontos fortes e pontos e fracos) e externo (com oportunidades e ameaças).

Espero ter contribuído!

Perguntas interessantes