Administração, perguntado por RaianaGaby8739, 1 ano atrás

José Carlos é diretor de uma empresa de porte médio, com 20 funcionários, recém-inaugurada, em uma cidade de 10 mil habitantes. Portanto, tem relevância para a comunidade local. O planejamento estratégico ainda está sendo definido e chegou a hora de tratar da comunicação. O que José Carlos deve fazer para que a empresa se comunique com os seus funcionários – o público interno – e com seus parceiros e a comunidade – o público externo? O que ele deve priorizar nos processos de comunicação que farão parte do planejamento?

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
12

Para que a empresa se comunique com seu público, tanto interno quanto externo, é interessante que José Carlos tenha no plano de negócios da empresa um percentual do investimento para ser direcionado para a comunicação do Marketing.

É muito mais vantajoso que uma empresa conte, desde o início, com um profissional que a oriente em seu estruturação no mercado do que o empreendedor tente sozinho atuar nas áreas em que não tem conhecimento.

Isso garantirá uma maior chance de obter êxito em suas ações de marketing.

Como se trata de uma cidade pequena, na qual a empresa será relevante, é importante que sejam escolhidos os canais de comunicação adequados com o perfil do público alvo e que a organização se empenhe para criar um vínculo com esse mercado.

Espero ter ajudado!

Respondido por alesousa81
5

Resposta:

Transparência.Este é o princípio mais importante em processos modernos de comunicação e deve ser a principal diretriz de José Carlos ao tratar da comunicação no planejamento estratégico.

Explicação:

Para cada um dos públicos, seja interno ou externo, a empresa deve desenvolver estratégias específicas, já que cada um tem interesses e preocupações distintas, assim como a organização tem objetivos diferentes a potencializar com cada um deles.

Para o público interno, mesmo com uma equipe relativamente pequena, é importante que todos “falem a mesma língua”. Por isso, um quadro mural pode ajudar na divulgação de comunicados (caso nem todos os funcionários utilizem comunicação e tenham e-mail). Se todos trabalharem conectados, prefira as mensagens eletrônicas.

Mantenha o grupo motivado e informado sobre os passos do negócio. Compartilhe as conquistas e esclareça os desafios. Isso é muito importante no caso de uma empresa que está começando, para que todos sintam-se integrados ao negócio.

Também é preciso se comunicar com o público externo – a empresa não pode ficar desconectada da sociedade na qual está inserida. Com fornecedores, além da transparência nas negociações, é preciso ter exatidão. Deixar claro a eles, nas conversas e em transações, quais são os princípios da empresa. O mesmo vale para os concorrentes – os princípios devem ser de conhecimento deles também.

Os clientes merecem atenção especializada, sejam eles outras empresas ou consumidores finais. Invista em estratégias de marketing e de publicidade – que deverão ser adequadas ao orçamento disponível para essas ações.

Como a empresa é relevante para a comunidade, é importante estabelecer boas relações, e a imprensa local pode receber informações, com envio de notícias relevantes sobre o empreendimento.

Perguntas interessantes