jornal comércio do jahu
Google classroom
) Qual é o assunto principal dessa carta de leitor? *
1 ponto
A) O assunto do texto são os fenômenos existentes no deserto na África, na poluição do ar e dos mares e no buraco de ozônio que foi encontrado na atmosfera, na direção dos polos.
B) O assunto do texto é a redução dos lucros para dar trabalho aos desempregados e um salário que leve em consideração os encargos familiares.
C) O assunto do texto é o consumismo desenfreado em nossa sociedade que impacta o meio ambiente.
D) O assunto do texto são os vários males que afligem a humanidade no século XXI e estão sem solução.
2) Com que objetivo essa carta do leitor foi produzida? *
1 ponto
A) O objetivo do autor ao escrever essa carta do leitor é criticar o consumismo e suas consequências, mas também, sugerir formas de evitá-lo.
B) O objetivo do autor ao escrever essa carta do leitor é elogiar os comportamentos consumistas e ressaltar as características positivas decorrentes dessa ação.
C) O objetivo do autor ao escrever essa carta do leitor é discorrer a respeito de um assunto de interesse coletivo: o consumismo, mas sem apresentar um posicionamento em relação a isso.
D) O objetivo do autor ao escrever essa carta do leitor é narrar um acontecimento que aconteceu recentemente e é de interesse de um público específico: os leitores da sessão consumismo desse jornal.
Soluções para a tarefa
1. O assunto principal dessa carta de leitor é:
C) O consumismo desenfreado em nossa sociedade que impacta o meio ambiente.
>> O leitor apresenta uma crítica à mentalidade consumista, que, segundo ele, provoca "muitos dos males que afligem a humanidade e fazem entrever a possibilidade de um futuro trágico".
2. Essa carta do leitor foi produzida com o objetivo de:
A) Criticar o consumismo e suas consequências, mas também, sugerir formas de evitá-lo.
>> Já vimos na questão anterior que o autor da carta faz uma crítica ao consumismo. Mas ele também apresenta soluções, como "ser pessoas que não desejam tudo, e de uma só vez, para si mesmas", pensar nas "necessidades dos outros", "renunciar a bens supérfluos" , "redução dos lucros para dar trabalho aos desempregados, um salário que leve em consideração os encargos familiares", etc.