John Locke (Inglaterra, 1632-1704), escreveu o clássico "Segundo tratado sobre o governo civil" (1690). De modo semelhante a Thomas Hobbes, Locke faz um exercício no qual imagina o modo como os indivíduos produzem um contrato social, para sair da insegurança do "estado de natureza" e garantir a reprodução de seus direitos naturais. Avalie as afirmações a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) O governo civil lockeano, resultado do contrato social entre os indivíduos, deveria assegurar a reprodução de seus direitos naturais: vida, liberdade, felicidade e casamento.
( ) Segundo Locke, a garantia dos direitos naturais deveria ser assegurada por meio da formação de um governo civil. Neste momento posterior ao "estado de natureza", os direitos dos monarcas, dos quais derivariam os direitos dos indivíduos, seriam garantidos.
( ) Locke é caracterizado como um precursor do pensamento político liberal, pois, ao lado do direito à vida, à liberdade e à independência, o governo civil deveria garantir o direito à propriedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V.F.V.
B V.V.F.
C F.F.V.
D F.V.F
E V.V.V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Alternativa
C) F.F.V.
Locke defendia que todos os homens ao nascer tinham direito à vida, à liberdade e à propriedade, e não direito à vida, à liberdade, felicidade e casamento.
Para Locke os chamados direitos naturais são direitos de nascença e não derivam dos direitos dos monarcas.
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás