Johannes Kepler foi um brilhante aluno de Tycho Brahe. Muito bom em matemática ele trouxe diversas contribuições para o desenvolvimento dos modelos planetários. Algumas de suas mais conhecidas teorias foram baseadas nas observações da órbita de Marte. Segundo as teorias de Kepler,
A) a distância entre o planeta Terra e o Sol é a mesma durante toda sua órbita.
B) a velocidade orbital de um planeta, ao longo de toda sua órbita, vai diminuindo.
C) a velocidade de órbita de um planeta, independe de sua posição em relação ao Sol.
D) as órbitas planetárias são uma combinação de círculos com o Sol ao centro.
E) as velocidades de órbitas dos planetas variam durante todo o movimento.
Soluções para a tarefa
A partir de uma perspectiva teórica e teológica, Kepler defendeu a teoria do heliocentrismo, colocando o Sol como a principal fonte de poder do universo.
Johannes Kepler foi um matemático, astrônomo e astrólogo alemão, e figura chave na evolução científica do século XVII, pois foi o formulador de três leis fundamentais da mecânica celeste, conhecidas como leis de Kepler, ou leis dos movimentos planetários. Os principais trabalhos científicos publicados de Kepler foram: Astronomia Nova (1609), A Harmonia dos Mundos (1619) e Compêndio da Astronomia Copernicana (entre 1617 e 1621, Kepler publicou sete volumes). Estes trabalhos também auxiliaram Isaac Newton (1643- 1727) a elaborar a teoria da gravitação universal.
Kepler foi um personagem muito importante da história da ciência. Suas leis de movimentos foram as bases para a astronomia moderna e consideradas por muitos como as chaves para a revolução na ciência. Kepler nasceu em 27 de dezembro de 1571, em uma pequena cidade alemã de 20 mil habitantes e de nome Weil der Stadt, localizada na região da cidade de Stuttgart, capital do Estado de Baden-Württemberg. A cidade natal de Kepler está localizada aproximadamente a 30 km a oeste do centro de Stuttgart. Foi erguido no local de comércio na cidade natal de Kepler, um monumento dedicado a ele. Próximo ao monumento encontra-se a casa onde ele nasceu que hoje contém seu museu.
Seu avô paterno, Sebald Kepler foi prefeito de Weil der Stadt, porém na época do nascimento de Kepler, a fortuna da família entrou em declínio e seu pai, Heinrich Kepler começou ganhar o pão de cada dia vivendo precariamente como um mercenário (soldado que luta com o objetivo de receber um pagamento, sem ideais ou fidelidade a um estado ou nação), e deixou sua família quando Kepler tinha apenas cinco anos de idade.
Acredita-se que tenha morrido na Revolta Holandesa (1568–1648) que foi a guerra na qual os Países Baixos (Holanda) se tornaram um país independente frente à Espanha. Sua mãe, Katharina Guldenmann, era uma curandeira e vendedora de plantas medicinais e mais tarde foi acusada de bruxaria. Kepler nasceu prematuramente e tornou-se uma criança fraca e doente, porém era muito brilhante, e com isso impressionou várias pessoas com suas fenomenais habilidades matemáticas.
Desde muito jovem ele foi apresentado à astronomia, e desenvolveu um amor por isto que se estendeu por toda a sua vida. Aos seis anos, ele observou O Grande Cometa de 1577 e deixou registrado que foi levado por sua mãe a um local alto para observar o cometa. Aos nove anos, ele observou outro evento astronômico, o eclipse lunar de 1580 e também deixou registrado que viu a Lua se tornar completamente avermelhada. Todavia, durante sua infância a varíola o deixou com a visão fraca e com as mãos debilitadas, limitando sua habilidade nos aspectos observacionais da astronomia.
Em 1589, sem interrupção, após frequentar escola de gramática e latim e o seminário de educação protestante em Württemberg (também pertencente ao Estado de Baden-Württemberg), Kepler começou atender a Universidade de Tübingen como um aluno de teologia e estudou filosofia.
Kepler provou ser um magnífico matemático e sob a orientação de Michael Maestlin (professor de teologia, matemática e astronomia da Universidade de Tübingen), ele aprendeu o Sistema Ptolomaico e o Sistema Copernicano. A partir de uma perspectiva teórica e teológica, Kepler defendeu a teoria do heliocentrismo, colocando o Sol como a principal fonte de poder do universo. Kepler tinha desejo de se tornar um ministro após terminar seus estudos, porém foi indicado para exercer a função de professor de matemática e astronomia na Escola Protestante de Matemática e Astronomia de Graz, Áustria (mais tarde tornou-se a Universidade de Graz). Ele aceitou a proposta em abril de 1594, com 23 anos de idade.
O primeiro trabalho astronômico de Johannes Kepler, conhecido como Mistério Cosmográfico, foi a primeira publicação defendendo o sistema copernicano.
Em 1595, enquanto ensinava em Graz, Kepler começou enfatizar com segurança que alguns polígonos regulares estariam inscritos e alguns círculos estariam circunscritos em raios definidos, e com isso ele explicava que o universo poderia ter uma base geométrica. Percebeu que para haver harmonia entre os polígonos era necessário relaciona-los com conhecimentos referentes as observações astronômicas, e com isso inseriu em seu modelo poliedros tri-dimensionais.