Johannes Gutenburg
-quem ele era?
- Onde e quando nasceu, viveu e morreu?
- O que estudou?
- Quais as suas descobertas?
- Qual a importância dele para a História?
Soluções para a tarefa
Quem ele era?
Johannes Gutenburg era o terceiro filho de sua família. Foi aprendiz de ouvires na sua cidade e creditava que o molde arcaico de gravação em metais poderia ser aperfeiçoado e já tinha em mente um projeto de impressão. Foi então que em 1428 mudou-se para Estrasburgo onde conseguiu aprimorar seus estudos e técnicas, realizando as primeiras tentativas de impressão. Em 1442 imprimiu no seu projeto de impressa 11 linhas em um pedaço de papel.
Então, em meados de 1448 voltou a sua cidade Natal para tentar levar a frente sua proposta inovadora de impressão. Foi quando conheceu Fust, que financiou seu projeito em troca de participação nos lucros. Criaram então uma pequena fábrica de prensas para utiliza-las em impressões que começou imprimindo algumas edições de Donato e bulas de indulgências concedidos pelo Papa Nicolau V.
Apesar de toda proposta inovadora, ele não estava tendo retorno financeiro que esperava. Fust, seu principal investidor não ficou nada contente com isso e processou Gutenburg. Fust acabou ganhando na justiça e à ele foi concedido todas as criações de Johannes Gutenburg.
Depois do processo, Gutenburg continuou morando em Mainz, porém perdeu todo seu dinheiro e ficou muito pobre.A igreja concedeu à ele um salário para que conseguisse viver.
Há relatos que nos últimos dias da sua vida ele ficou cego.
Onde e quando nasceu, viveu e morreu?
Gutenburg nasceu em Mainz na Alemanha, acredita-se que entre 1395 à 1397. Viveu por 10 anos na cidade Estrasburgo. Morreu em 3 de Fevereiro de 1468 em Mainz com aproximadamente 73 anos. Foi enterrado em Eltville, na Igreja de São Francisco.
O que estudou?
Gutenburg foi aprendiz de ouvires, então trabalhava com metais preciosos, vendendo ou executando gravações nestes metais. Dedicou sua vida aos estudos inovadores de impressão.
Quais as suas descobertas?
Tinta de prensa móvel.
Qual a importância dele para a História?
Gutenburg tem uma importância imensa na história, mas principalmente na imprensa mundial, pois foi causa da sua invenção que os livros que, até então eram manuscritos, passaram a ser impressos. Em meados de 1500 já havia mais de 15.000.000 de livros impressos. Por isso é considerado o pai da Imprensa.