História, perguntado por laura220608, 10 meses atrás

Jogos Olímpicos da Antiguidade

Os Jogos Olímpicos começaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos. Entretanto, o evento religioso que deu origem aos Jogos é bem mais antigo podendo datar do século XIII a.C.
Tal qual a Olimpíada moderna, os jogos eram realizados de 4 em 4 anos. Porém, eles sempre aconteciam em Olímpia, os esportes eram menos numerosos e só podiam participar homens que falassem o idioma grego.
Olímpia atraía homens de todo o mundo grego. Não se sabe quantas pessoas compareciam aos Jogos, mas o estádio olímpico tinha a capacidade estimada entre 45 mil e 50 mil espectadores.
Os competidores chegavam à Olímpia um mês antes do início oficial dos Jogos e passavam por um treinamento moral, físico e espiritual sob a supervisão dos juízes.
As mulheres não eram permitidas nos Jogos Olímpicos, não porque os atletas competiam nus, mas por ser Olímpia dedicada ao deus Zeus, sendo uma área sagrada para homens. Nas competições de bigas, realizadas fora da área sagrada, as mulheres eram permitidas. Havia festivais femininos nos quais os homens eram banidos, sendo o mais famoso o Heraean, em Argos, o qual incluía competição de lançamento de dardo.
A corrida foi o único esporte praticado nas primeiras 13 Olimpíadas. A distância era de um "stadia" que correspondia aproximadamente a 85 metros. Depois foram acrescentadas corridas mais longas como o "diaulos" (365 metros) e o "dolichos" (24 "stadias" ou 2 km). Em 708 a.C. foram acrescentados o pentatlo e eventos de luta, em 688 a.C. o boxe e em 680 a.C. a corrida de bigas.
O prêmio pela vitória era uma simples coroa feita de ramos de Oliveira. Entretanto os atletas viravam celebridades e era comum os vitoriosos receberem benefícios tais como ter toda a sua alimentação paga pelo resto da vida, ou ter um lugar reservado na primeira fileira dos teatros.
Com o domínio romano sobre os gregos, os Jogos Olímpicos foram perdendo sua identidade. Na época do Imperador Nero, no lugar de cidadãos livres, escravos passaram a competir por suas vidas contra animais selvagens. Em 393 d.C., os gloriosos Jogos Olímpicos foram abolidos por decreto do Imperador Romano Teodósio.


Sobre as Olimpíadas, de acordo com o texto acima, é correto afirmarmos que:
a)a sua origem está totalmente afastada de uma explicação religiosa, já que os homens homenageavam os imperadores nessas competições.
b) na atualidade os jogos olímpicos permitem a participação de vários países e de continentes variados, mas na Grécia antiga somente os falantes da língua grega participavam.
c) as mulheres não podiam participar das Olimpíadas porque os atletas competiam nus e, por isso, não eram permitidas nem mesmo nas competições de bigas.
d) a participação dos atletas era premiada com uma coroa de oliveira, diferentemente dos dias atuais em que existem as medalhas, mas a quantidade de esportes na Grécia era superior à atual.

Soluções para a tarefa

Respondido por lheron
0

Resposta:

Letra b

Explicação:

Letra a não pode ser, pois o texto fala sobre como Olímpia era dedicada ao deus Zeus.

É a letra b, pois isso é falado logo no início do texto.

Letra c, as mulheres não jogavam porque Olímpia era uma área sagrada para os homens.

Letra d, atualmente existem mais esportes nas olimpíadas do que na Grécia Antiga.

Perguntas interessantes