Jogos Cooperativos
Em todas as competições coletivas, existe a necessidade da cooperação. Por isso, é importante entendermos o que é um jogo cooperativo; este pode ser o principal objetivo do jogo (chamado jogo cooperativo), ou a cooperação pode estar presente, com menor ênfase, em um jogo competitivo.
O objetivo dos jogos cooperativos é a colaboração com o outro. Nesse tipo de jogo, normalmente, não há exclusão de quem perdeu ou errou, pois o objetivo é a aproximação das pessoas.
Ao contrário do que possamos pensar, os jogos cooperativos não são uma invenção atual; sua essência sempre esteve nas manifestações tribais, em que os integrantes se uniam para celebrar a vida. Assim, ao propormos esses jogos, estamos resgatando a cooperação, a solidariedade e a preocupação com o outro; isso nos ajuda a diminuir atitudes agressivas e a nos aproximar dos outros. Existem várias diferenças entre jogos competitivos e jogos cooperativos.
É importante saber que não há nada de errado em competir e também que um tipo de jogo não é melhor que outro; contudo, para desenvolver hábitos de solidariedade para com o outro, nada melhor que participar de atividades cooperativas.
As regras também se aplicam aos jogos cooperativos. A principal delas é que devemos sempre considerar o outro e compartilhar suas dificuldades; caso contrário, transforma-se rapidamente em um jogo competitivo.
1. Formar um grande time, plenamente cooperativo, no qual todos tentam superar um desafio comum e jogar pelo prazer de jogar, essas características estão presentes nos jogos cooperativos. Qual outra característica é encontrada nesse tipo de jogo?
3 pontos
A - Sem perdedores
B - Exclusão do mais fraco
C - Invadir o espaço do outro time.
D - Resultado vencedor da equipe melhor.
2. “Uma atividade muito importante para a criança pequena é a brincadeira. Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.” (PARECER CNE/CEB n° 20/2009) Com base no trecho acima, marque a alternativa CORRETA.
4 pontos
A - A brincadeira é parte fundamental do cotidiano da criança.
B - A brincadeira, deve ser sempre direcionada.
C - A brincadeira, deve sempre ser uma atividade livre.
D - A brincadeira, não é dotada de intencionalidade pedagógica. pvff me respondam
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
xadrez dama jogo da velha adedonha e mais
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás