Ed. Física, perguntado por mathiew121, 8 meses atrás

Jogo na Educação Física: discussões e reflexões.

Soluções para a tarefa

Respondido por DarkWhite
7

  Tendo em vista as vivências e observações realizadas durante o curso de Educação Física, buscou-se, na literatura, subsídios para a reflexão e compreensão da real contribuição do jogo e de sua influência nas atividades escolares, já que durante as aulas ministradas e observadas era nítido o gosto dos alunos pela prática esportiva.

   No ambiente escolar, o jogo sempre usufruiu um lugar de destaque, sendo o conteúdo mais trabalhado pelos professores de Educação Física. No entanto, a sua contribuição real para o desenvolvimento integral do aluno é motivo de questionamento, para a escola, os pais e alguns professores.

   Esse artigo tem como objetivo discutir e comparar as diferentes formas e oportunidades de interação entre os alunos nos jogos cooperativos e competitivos. Ressaltando a importância para ambos no que diz respeito à Educação Física Escolar. A discussão será pautada na comparação, em âmbito escolar, da função e o papel da competição e cooperação no desenvolvimento do aluno como um todo.

   Acredita-se que, pela escola ser uma instituição social, o ambiente escolar é um meio que influência, produz ou reproduz, os processos de construção do sujeito. E assim o jogo é um importante caminho no processo educativo do indivíduo, com potencial para aproximar atividades e o comportamento das pessoas, no que diz respeito a condições básicas à liberdade, a separação nos limites de tempo e espaço estabelecidos e a regulamentação.

   No jogo pode-se notar duas perspectivas, pode-se jogar competitivamente e jogar cooperativamente. O jogo independente de ser competitivo ou cooperativo abrange conhecimentos diferenciados quanto à importância da prática de atividades físicas.

   A maneira como o jogo é aplicado aos alunos, é o que define a contribuição que ele pode oferecer. Se trabalhado de uma maneira correta, ressaltando os valores pedagógicos proporcionando divertimento e experiências formativas para a cidadania ou de uma forma obscura levando ao desentendimento dos alunos e a valorização do “melhor”.

Perguntas interessantes