Jogo com 10 perguntas sobre a disciplina cada acerto vale 10 ou 5 pontos 10 pontos na primeira tentativa 5 pontos na segunda tentativa 0 pontos se errar as duas tentativas.Ao final exibir a pontual total exibir mensagem junto à pontuação excelente se atingir 100 pontos ótimo se fizer entre 75 e 99 pontos bom se fizer entre 50 e 74 pontos regular se fizer entre 25 e 49 pontos péssimo se fizer menos de 24 pontos após podem ser exibidos erros e acertos elaborar um algoritmo capaz de permitir jogar este quiz de perguntas e respostas . É interessante observar que é possível utilizar uma versão tratável na ferramenta visual g por exemplo em função da maior complexidade do algoritmo. O mais importante na atividade e a lógica correta avaliação de respostas e cálculo da pontuação mas a aparência de elementos especiais para melhoria da jogabilidade são desnecessárias em termos de pontuação na atividade
Soluções para a tarefa
Resposta:
algoritmo "quiz-versao2"
// Função : Quiz Unimar
var
resposta : caractere
pontos, c : inteiro
pergunta : vetor [1..10] de caractere
respostas: vetor [1..30] de caractere
correta : vetor [1..10] de caractere
// FAZER A PERGUNTA
procedimento perguntar(p, r1 : inteiro)
var i, r2 : inteiro
inicio
escreval("QUESTÃO " , p)
escreval(pergunta[p])
escreval("") // linha em branco
r2 <- r1 + 2 // definir limite da letra C de cada questão
para i de r1 ate r2 passo 1 faca
escreval(respostas[i])
fimpara
escreva("QUAL É A LETRA DA SUA RESPOSTA? ")
leia(resposta)
fimprocedimento
// FIM FAZER A PERGUNTA
// PONTUAR
procedimento pontuar(q : inteiro)
inicio
se resposta = correta[q] entao
escreval("")
escreval("[ Parabéns, você Acertou! ]")
escreval("")
pontos <- pontos + 10
senao
escreval("")
escreval("[ Que pena, você Errou! ]")
escreval("")
fimse
fimprocedimento
// FIM PONTUAR
inicio
pontos <- 0 // INICIAR O PLACAR
// ABERTURA DO JOGO QUIZ
escreval("****************** Quiz Unimar *******************")
escreval(" Leia cada questão, responda com a letra")
escreval(" da alternativa que você acredita ser a correta!")
escreval(" Para SAIR antes de finalizar o jogo pressione a tecla [ESC]")
escreval("*************************************************************")
// BANCO DE QUESTÕES
pergunta[1] <- "O que são VETORES?"
respostas[1] <- "(A) Estruturas de dados Rígido"
respostas[2] <- "(B) Estruturas de dados homogêneas "
respostas[3] <- "(C) Estruturas de dados Restrito"
correta[1] <- "B"
pergunta[2] <- "Qual é o Paradigma que executam processos como se fossem funções matemáticas?"
respostas[4] <- "(A) Paradgma Fundador"
respostas[5] <- "(B) Paradgma Operacional"
respostas[6] <- "(C) Paradgma Funcional"
correta[2] <- "C"
pergunta[3] <- "Qual é o Paradgma que possui pontos em comum com a programação estruturada?"
respostas[7] <- "(A) Paradgma Orientação a Objetos"
respostas[8] <- "(B) Paradgma Orientação a Discretos"
respostas[9] <- "(C) Paradgma Orientação a Concretos"
correta[3] <- "A"
pergunta[4] <- "Qual é o Operador que é semelhante ao seu uso na matemática e representam diferentes cálculos?"
respostas[10] <- "(A) Operador Analítico"
respostas[11] <- "(B) Operador Matemático"
respostas[12] <- "(C) Operador Realístico"
correta[4] <- "B"
pergunta[5] <- "Qual é o Operador que estabelece relação entre dados que resultam em valores verdadeiro ou falso?"
respostas[13] <- "(A) Operador Relacional"
respostas[14] <- "(B) Operador Organizacional"
respostas[15] <- "(C) Operador Racional"
correta[5] <- "A"
pergunta[6] <- "Qual é o Operador é utilizado para comparações compostas ?"
respostas[16] <- "(A) Operador Nobre"
respostas[17] <- "(B) Operador Exato"
respostas[18] <- "(C) Operador Lógico "
correta[6] <- "C"
pergunta[7] <- "Qual é o Operador age como se, para que seu resultado seja verdadeiro?"
respostas[19] <- "(A) Operador C"
respostas[20] <- "(B) Operador E"
respostas[21] <- "(C) Operador A"
correta[7] <- "B"
pergunta[8] <- " Qual é o Operador que possui maior facilidade em retornar verdadeiro?"
respostas[22] <- "(A) Operador OU"
respostas[23] <- "(B) Operador AU"
respostas[24] <- "(C) Operador AO"
correta[8] <- "A"
pergunta[9] <- " Qual é o Operador que apenas inverte o valor verdadeiro ou falso contidos em uma estrutura de dados?"
respostas[25] <- "(A) Operador QUÃO"
respostas[26] <- "(B) Operador SÃO"
respostas[27] <- "(C) Operador NÃO"
correta[9] <- "C"
pergunta[10] <- "O que é uma variável?"
respostas[28] <- "(A) É uma constante declaração na seção de comandos."
respostas[29] <- "(B) É um espaço criado na memória para armazenar dados."
respostas[30] <- "(C) É um cluster de bits que fica no início do disco."
correta[10] <- "B"
// GAME PLAY perguntar e pontuar
perguntar(1,1)
pontuar(1)
perguntar(2,4)
pontuar(2)
perguntar(3,7)
pontuar(3)
perguntar(4,10)
pontuar(4)
perguntar(5,13)
pontuar(5)
perguntar(6,16)
pontuar(6)
perguntar(7,19)
pontuar(7)
perguntar(8,22)
pontuar(8)
perguntar(9,25)
pontuar(9)
perguntar(10,28)
pontuar(10)
// PLACAR FINAL
escreval("")
escreval("***********************************")
escreval("* PLACAR FINAL *")
escreval(" Você ganhou ", pontos ," pontos!")
escreval("* *")
escreval("***********************************")
fimalgoritmo
Explicação: