História, perguntado por silgueirosvaldenice, 10 meses atrás

Joel Silveira, correspondente dos Diários Associados, assim se refere ao cotidiano dos pracinhas brasileiras na Itália: "Sofremos bastante lá nos Apeninos. Medo, frio-muito frio-, desconforto e aquele constante odor de sangue velho e óleo diesel, que é o cheiro da guerra". (SILVEIRA, Joel. "O Inverno da Guerra". Apud AUGUSTO, Sérgio. No front, só com máquina de escrever. "O Estado de São Paulo". São Paulo: 14 maio 2005, Caderno 2, página D7.) Assinale a alternativa que contém a soma das proposições corretas apresentadas abaixo: (Vale 0,5)

(01) O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial, ao lado das potências Aliadas, em guerra contra o Eixo.

(02) O governo brasileiro entrou na luta antifascista em meados de 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia.

(04) A decisão do governo Vargas de declarar guerra ao Eixo foi influenciada por uma grande pressão popular, devido ao afundamento de navios brasileiros.

(08) No Brasil, Getúlio Vargas, fortalecido com o sucesso da FEB na Itália, dissolveu o Congresso e instaurou o Estado Novo.

(16) Apesar das dificuldades que encontrou, a FEB teve uma importante participação na luta pela conquista dos Apeninos. A tomada de Monte Castelo foi uma de suas grandes vitórias.


a- 03.         b- 21.     c) 28.        d- 06.        e- 18.​

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
29

Sobre a questão da segunda guerra mundial e o período de Getúlio Vargas, a resposta certa é a:

b- 21.

Isso porque nessa época o Brasil entrou em conflito com as potências do eixo tendo em vista a grande pressão popular da época bem como a pressão dos norte americanos que financiavam várias obras no Brasil.

Veja que o estado novo foi implementado no ano de 1938 sendo anterior a a entrada do Brasil na guerra que ocorreu no ano de 1942, sendo importante para algumas conquistas na Itália.

espero ter ajudado!

Respondido por justforthebois123
2

Resposta:

b) 21

Explicação:

O Estado Novo getulista era um regime político com características próximas às do fascismo. Mantinha relações diplomáticas e comerciais com a Itália e a Alemanha estranhas aos laços tradicionais mais próximos de ingleses e norte-americanos. Iniciada a guerra com a invasão da Polônia, em 1939, pelas tropas de Hitler, o Brasil assumiu posição de neutralidade, mantida até 1943. Pressionado pelos dois lados, Getúlio viu a oportunidade de obter financiamentos e tecnologias para projetos industriais de base. Foi o governo Roosevelt que venceu o leilão do apoio brasileiro, propondo-se a financiar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda. Em troca, Fernando de Noronha e outros pontos do nosso litoral foram disponibilizados para bases aliadas. Submarinos alemães passaram, então, a torpedear navios brasileiros, o que levou Vargas à declaração de guerra ao Eixo em 1943.

Opções corretas:

  • 01 (O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial, ao lado das potências Aliadas, em guerra contra o Eixo)
  • 04 (A decisão do governo Vargas de declarar guerra ao Eixo foi influenciada por uma grande pressão popular, devido ao afundamento de navios brasileiros)
  • 16 (Apesar das dificuldades que encontrou, a FEB teve uma importante participação na luta pela conquista dos Apeninos. A tomada de Monte Castelo foi uma de suas grandes vitórias)

Opções incorretas:

  • 02 (O governo brasileiro entrou na luta antifascista em meados de 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia)
  • 08 (No Brasil, Getúlio Vargas, fortalecido com o sucesso da FEB na Itália, dissolveu o Congresso e instaurou o Estado Novo)
Perguntas interessantes