Joãozinho, acadêmico de educação física, em uma conversa, pós-futebol com os colegas de turma, entraram em uma discussão sobre o processo de contração muscular. Cada um falava de uma forma, conforme seu entendimento, uma confusão só! Para que todos entendam esse processo, explique com detalhes como acontece a passagem de informação do sistema nervoso até que aconteça o processo de contração voluntária do músculo esquelético
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para que ocorra a contração de fibras musculares esqueléticas, elas devem sofrer estímulos nervosos. Esses estímulos desencadeiam a liberação de acetilcolina na fenda sináptica, que leva à despolarização da membrana da célula muscular. Esse processo resulta na abertura dos canais de Ca2+, fazendo com que eles sejam lançados no citoplasma pelo retículo endoplasmático, também denominado, nessas células, de sarcoplasmático. Na região do citoplasma, o cálcio forma um complexo com proteínas responsáveis pela contração. Esse processo desencadeia a interação entre miosina e actina.
Na presença de Ca2+, as extremidades dilatadas da miosina fazem ligação com as moléculas de actina próximas e dobram-se com rapidez. Isso faz com que o filamento de actina seja deslocado para o centro, levando à aproximação das duas linhas Z, o que diminui o tamanho do sarcômero. Se vários sarcômeros contraem-se ao mesmo tempo, observa-se a contração de todo um músculo.
Explicação: