Administração, perguntado por anahielias, 4 meses atrás

João, trabalhador urbano da empresa Signus Ltda., tem como salário-base o valor de R$ 3.200,00. Na execução de suas tarefas, ele precisa entrar várias vezes numa câmara fria, cuja temperatura interna marca 15 graus negativos. Sua jornada de trabalho é de segunda a sexta-feira, com duração de 8 horas diárias, e 4 horas no sábado.

Diante da situação a que João está exposto, ele tem direito a um adicional previsto em lei. Que adicional é esse?



a.
Adicional de férias.


b.
Adicional de insalubridade


c.
Adicional de periculosidade


d.
Adicional noturno.


e.
Adicional de horas extras.

Soluções para a tarefa

Respondido por henryegidio
2

Resposta: Letra B Adicional de Insalubridade.

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE - TRABALHO EM CÂMARA FRIA

O maquinário para estocar produtos refrigerados ou congelados é bastante eficiente, mas causa algumas dúvidas para os empregadores. Uma das principais questões diz respeito ao adicional de insalubridade dos funcionários. Por ser um ambiente de frio intenso, trabalhar nesses locais sem a devida proteção pode ser nocivo à saúde. Por isso, caso sejam tomados alguns cuidados, a câmara fria não gera adicional de insalubridade. São eles:

– Fornecimento e garantia do uso de todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados;

– Repouso de 20 minutos a cada 1h40 trabalhadas;

Caso tais práticas não sejam atendidas, a empresa pode ser processada e obrigada a pagar o adicional de insalubridade ao trabalhador da câmara fria.

Existe o caso da empresa pagar horas extras e respeitar os intervalos, não caracterizando despreparo ou descuido com seu empregado, assim, não necessita insalubridade.

Explicação:

Espero ter ajudado!

Respondido por crislainesouzawoycie
1

Resposta:

B.

Adicional de insalubridade.

Explicação:

O adicional de insalubridade se deve ao empregado que trabalha em ambientes que fazem mal à saúde; nesse caso, o excesso de frio faz mal à saúde. O adicional noturno se deve ao empregado que trabalha em horário noturno, ou seja, no intervalo de tempo compreendido entre 22 horas de um dia e 5 horas da manhã do outro dia, no caso de trabalhador urbano.

Já o adicional de horas extras é pago sobre o valor da hora normal do empregado quando labora além da sua jornada normal. O caso apresentado não informa se o empregado laborou além da jornada normal de trabalho, mas apenas sob a baixa temperatura. O adicional de férias se deve ao empregado em período de férias.

Perguntas interessantes