ENEM, perguntado por FelipeLeite6414, 4 meses atrás

João realizou uma pesquisa para a elaboração de TCC na Internet, tirando proveito da facilidade e da quantidade de informações disponíveis por meio da rede. As fontes utilizadas foram 10 artigos postados em blogs de diferentes áreas do conhecimento, publicados a mais de 5 anos. João decidiu pela utilização desses materiais como base para sua pesquisa por terem uma linguagem de fácil entendimento e exibirem os assuntos de forma sintetizada. Porém, ao apresentar o trabalho a seu orientador, este solicitou que a pesquisa fosse refeita. Qual dos motivos a seguir é o mais apropriado para explicar a decisão do orientador? É possível afirmar que João:

Soluções para a tarefa

Respondido por miriamarela
4

Resposta:

Artigos publicados em blogs não têm comprovação de serem verdadeiros. É sempre preferível usar artigos de revistas científicas, periódicos, livros já consagrados na área, etc.

Respondido por isiskaroline067
9

Resposta:

E.

não tomou o adequado cuidado com as referências, as quais precisam ser confiáveis e válidas no caso de um artigo científico.

Explicação:

Fazer uso da Internet ou outras tecnologias para a condução de uma pesquisa é algo totalmente normal hoje em dia, e que pode sim ser realizado como forma de otimizar o trabalho. Porém, você precisa ter cuidado com um aspecto: precisa utilizar fontes confiáveis e válidas. A qualidade das referências em um trabalho científico é algo imprescindível e, por isso, você precisa saber onde procurar seu material de pesquisa — para o caso de um artigo científico, blogs não são consideradas fontes válidas. Se desejar fazer a pesquisa pela Internet, o recomendável é buscar outros artigos científicos, dando preferência para fontes como o portal de periódicos da CAPES ou revistas eletrônicas como a SCIELO, ou ainda buscar livros em bibliotecas digitais de instituições de ensino. A quantidade, por vezes, é um aspecto relevante, pois um número muito reduzido de fontes pode não dar ao artigo o embasamento necessário; porém, nesse caso, o problema estava mais focado na qualidade que na quantidade das referências. Diversificar a área de conhecimento na utilização de referências também não seria necessariamente um problema, pois diferentes áreas podem colaborar em um mesmo tema — o caso aqui seria focar no tema. Por fim, a data de publicação do material não necessariamente seria um problema — o ideal é sempre que possível utilizar materiais recentes, mas eles nem sempre terão uma determinada idade e, em determinados casos, a pesquisa poderá requerer materiais de datas já mais antigas, o foco é que a referência seja válida ao propósito pretendido.

Perguntas interessantes