Biologia, perguntado por tininhawn, 1 ano atrás

João, que é capaz de dobrar a língua em U (caráter dominante), casa-se com Rosana, sem essa capacidade. Os pais de João tem igual fenótipo que ele, porém, João tem um avô por parte de mãe e um por parte de pai que não conseguem dobrar a língua em U. Qual a probabilidade de João e Rosana terem uma filha com fenótipo de Rosana?

Soluções para a tarefa

Respondido por fehlpzista
0
avó de João: U_   avô de João uu

mãe de João: Uu     pai de João: Uu

João Uu    Rosana = u-u 

fazendo o cruzamento: Uu x uu = Uu, Uu, uu, uu = a probabilidade é de 2/4 = 1/2 + 1/2 (probabilidade de ser menina) = 1/4

tininhawn: Eu fiz exatamente assim, mas não tem isso nas alternativas! (Só agora percebi que esqueci delas)
a) 1/3
>>b<< 1/6
c) 1/12
d) 2/3
e) 4/9
fehlpzista: esse exercício é algum caso especial em 1° lei?
tininhawn: Nada em especial, pelo que me parece. Se a questão diz que o fenótipo de João é o mesmo dos pais, não há necessidade de calcular a probabilidade de ele ser heterozigoto, como algumas questões exigem, certo?
fehlpzista: eu pensei que talvez pudesse ser um caso de genes letais já que as alternativas contém a presença de 1/3 e 2/3, indicando a morte de um indivíduo, já que normalmente são 4 fenótipos e não 3, mas não faz sentido um cara morrer por causa da língua kkkk, mas podia ser codominância ou outro caso especial.
tininhawn: Já achei meu erro! Precisa sim calcular a probabilidade de ele ser heterozigoto, porque o FENÓTIPO é igual o dos pais, mas não necessariamente o GENÓTIPO! Vivo confundindo isso kkkkk muito obrigada pela tua atenção
fehlpzista: ok, desculpe não ter te ajudado.
tininhawn: imagina!
Perguntas interessantes