Direito, perguntado por agathayass, 1 ano atrás

João Pedro e Cristiano, proprietários de uma empresa de produtos de beleza, procuram você, advogado renomado na cidade, expondo toda a situação da empresa. Diante da crise econômica que o país está atravessando, eles não ficaram ilesos das dificuldades para cumprirem com suas obrigações. O mais desesperador é o fato de terem um pedido de falência ajuizado contra sua empresa. Após analisar a situação você verifica que a decretação do pedido de falência da empresa pelo fornecedor é admissível.



Enunciado

Com o objetivo de evitar maiores danos à empresa de João Pedro e Cristiano, como advogado, quais soluções poderá apresentar? Justifique sua resposta.


luci13: ninguém?
andrioli2016: ;´( - ninguém...?
henrikmb: Ninguém??
ertilia: alguém por favor
direitoaqui: Recuperação judicial gente, apliquem esse conteúdo e tudo será resolvido
dethpereira: Lei da Falência e de Recuperação de Empresas, devo fazer uma,
Petição inicial, de restauração judicial,
Com exposição das causas e situação da crise,
Levantamento dos 3 (três) últimos exercícios,
Balanço Patrimonial,
Demonstração dos resultados acumulados,

E todos os outros relatórios e documentação necessários de acordo com a lei 11.101/05 no seu art.70 e seguintes.
valreiss: O advogado entra com uma ação de recuperação judicial, de acordo com a Lei Federal 11.101, de 09 de fevereiro de 2005, que regula a recuperação judicial, extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, trazendo procedimentos comuns e específicos de cada instituto, além das regras e requisitos para a solução de um conflito de interesses entre sociedade empresária, empresário, credores e sócios.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciuscg01
32
Trata-se de um litisconsórcio que é a união de duas ou mais pessoas no mesmo polo (ativo ou passivo) de um processo para defesa de seus interesses comuns. Desta forma, João Pedro e Cristiano estão com um processo de falência solicitada, estando ciente de que realmente há a insolvência de suas partes. Vários fatores podem possibilitar o requerimento da falência, como Impontualidade, Execução frustrada e os atos de Falência, sendo que as pessoas que podem requerer a falência são: O próprio devedor, o cônjuge sobrevivente, qualquer herdeiro do devedor ou o inventariante, O cotista ou acionista do devedor, qualquer dos credores que esteja regularmente registrado na Junta Comercial. Assim, o pedido de decretação de falência do fornecedor é plausível. Para evitar maiores danos, João Pedro e Cristiano deverão realizar o pagamento ou realizar o depósito judicial visando com isso interromper o processo de penhora e quitação da divida, ou a indicação de bens à penhora dentro de um prazo legal, vale lembrar que garante ao credor o direito à liquidação parcial ou total de seu direito como também obrigações diferentes expostas no contrato. Caso isso não ocorra poderá ser decretada a falência de sua empresa.

andrioli2016: Obrigado Vinicius, será que podemos dizer que é um litisconsórcio? Se bem que litisconsórcio não entra no objeto da pergunta, né? De qualquer modo muito obrigado sua resposta já ajuda clarear a mente!
viniciuscg01: Coloquei isso porque se não quando eu responder lá pode dar plágio. Ok
ertilia: alguém mais poderia esclarecer essa situação e não deixar mais duvidas qto a resolução por favor ?????
Perguntas interessantes