João levou seu gato no veterinário, pois estava preocupado com a saúde do animal, já que este tinha testículos atrofiados. Após examiná-lo e observar que o felino possuía as cores amarela, branca e preta, o veterinário constatou que o gato de João apresentava uma anomalia genética que também pode ocorrer em seres humanos. Estabeleça que tipo de síndrome o gato possui, explicando como o veterinário chegou a tal conclusão.
Soluções para a tarefa
A resposta é simples, o gato possui síndrome de Klinefelter (XXY).
O veterinário pode chegar a essa conclusão ao observar a coloração do gato, que era amarelo, branco e preto (padrão calico). Esse tipo de cor só ocorre nas fêmeas, pois está associado ao cromossomo X. Como elas possuem duas cópias deste cromossomo, podem apresentar três cores no mesmo indivíduo.
Um gato macho pode apresentar duas cores apenas, pois possui só um exemplar do cromossomo X, a não ser que se trate de um gato com trissomia dos cromossomos sexuais (XXY). Dessa maneira, ele pode apresentar o gene da cor amarela em um dos cromossomos X, o gene da cor preta no outro e o gene da cor branca em um cromossomo autossomo.
Outra evidência são os testículos atrofiados, característica que também é observada em seres humanos que possuem a mesma síndrome.
A resposta dessa questão está no 6º slide do ppt "Determinação sexual" que disponibilizei para que você e seus colegas estudassem (ou usassem como fonte de consulta, por que não?) para a última prova de genética.
Espero ter ajudado...
Ass: Caian Evaristo (SEU PROFESSOR)
Tudo depende do tamanho da circunferência do rabo da lagartixa. Porque se você não presta atenção você não consegue por fogo na Babilônia.
Espero ter ajudado! Juao Cláudio