História, perguntado por marioandreys, 6 meses atrás

João III introduziu no Brasil as capitanias hereditárias, loteando o território que ia de Pernambuco ao Rio da Prata. Entre os anos de 1534 e 1536, foram editadas as primeiras cartas de doação, que entregaram 15 lotes a 12 donatários. Sobre as capitanias hereditárias, são feitas as seguintes afirmações: I – Constituíram uma forma de administração colonial implementada por Portugal no Brasil, em uma experiência inédita. II – Guardavam raízes no sistema medieval do senhorio, na concessão de domínios de terra a particulares para o desenvolvimento econômico. III – Foram um empreendimento que, em um primeiro momento, foi realizado sem ônus para o Estado, ou seja, apenas com o capital privado. Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)?​​​​​​​ ​​​​​​ ​​​​​​​ Apenas II. Apenas III. Apenas I e III. Apenas II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por wandillson1206
13

Resposta:

Apenas II e III.

Explicação:

II – Guardavam raízes no sistema medieval do senhorio, na concessão de domínios de terra a particulares para o desenvolvimento econômico.

III – Foram um empreendimento que, em um primeiro momento, foi realizado sem ônus para o Estado, ou seja, apenas com o capital privado.

Respondido por Guimasf
4

As capitanias hereditárias eram concedidas pelo Estado à particulares que realizariam a ocupação e atividades econômicas e exploratórias no território colonial. As respostas corretas são II e III, Letra D.

Capitanias Hereditárias

Foi o primeiro projeto de ocupar o território, diante das invasões estrangeiras. Eram uma forma de defender e ocupar o território. Portugal concedia à alguns nobres o direito de explorar esses pedaços de terras.

Os donatários também deveriam promover a ocupação do território, povoando o local, e exerciam as funções administrativas.

Esse modelo já havia sido adotado nas ilhas atlânticas, portanto não era inédito como afirma a opção I.

Causas do Fracasso das capitanias

  • Isolamento das capitanias.
  • Conflitos com indígenas.
  • Ataques estrangeiros.
  • Falta de recursos.
  • Falta de experiência dos donatários.
  • Alguns donatários não chegaram sequer a se transferir para a colônia.
  • Outros acabaram abandonando esses locais na crise.

Essa crise levou a coroa a implementar o Governo Geral como forma de administrar a colônia.

Leia mais sobre Ciclos Econômicos do Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/17472052

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes