João esfregou várias vezes um balão de festas em seu cabelo. Em seguida, ele aproximou o balão de pedaços de papel picado, que estavam inicialmente neutros. Observe a imagem abaixo e responda: Qual alternativa melhor explica o fenômeno ocorrido quando o balão foi aproximado dos pedaços de papel? *
Imagem sem legenda
Ao esfregar o balão nos cabelos, ele ficou eletricamente neutro, atraindo o papel em decorrência do fenômeno da interação eletrostática.
Ao esfregar o balão nos cabelos, ele ficou eletricamente carregado, pois os papéis foram eletrizados por meio da indução eletrostática.
Ao esfregar o balão nos cabelos, ele ficou eletricamente carregado, e tanto o papel quanto o balão ficaram com excesso de cargas positivas.
Ao esfregar o balão nos cabelos, ele ficou eletricamente carregado, e tanto o papel quanto o balão ficaram com excesso de cargas negativas.
Ao esfregar o balão nos cabelos, ele ficou eletricamente carregado, atraindo o papel em decorrência do fenômeno da interação eletrostática.
Soluções para a tarefa
Resposta: A última alternativa.
Explicação: Ao esfregar o balão nos cabelos, ele ficou eletricamente carregado, atraindo o papel em decorrência do fenômeno da interação eletrostática.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Última Alternativa.
Explicação:
atritar objetos diferentes que inicialmente eram neutros (como o pente e o cabelo seco, a régua e o papel, ou, ainda, o balão e o cachecol de lã), há uma transferência de cargas elétricas (que sabemos hoje que são os elétrons, partículas de carga negativa) de um para o outro. Assim, o que recebe os elétrons fica carregado negativamente, e o que perde os elétrons fica com mais cargas positivas, ou seja, fica carregado positivamente.
Por isso, os objetos eletrizados passam a repelir ou atrair objetos leves. Essa é uma evidência incontestável da existência de cargas elétricas na matéria.