Direito, perguntado por pabiffi, 4 meses atrás

João é viúvo e tem cinco filhos para sustentar. Durante o dia, trabalha como garçom em um grande restaurante, mas, como não ganha o suficiente, tem outra atividade para complementar sua renda. Sempre que chega do trabalho, faz salgados e bolos por encomenda. João pegou boa fama no bairro, por isso sua agenda está sempre cheia. Recentemente, João comprou uma batedeira profissional, mas não conseguiu usá-la. O aparelho liga, mas o batedor não funciona. Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que João:

a.
é consumidor por equiparação, em virtude de sua vulnerabilidade, podendo pleitear a proteção do Código de Defesa do Consumidor.

b.
embora não seja o destinatário final do produto, é considerado consumidor em razão da sua vulnerabilidade, aplicando-se a teoria finalista.


c.
é consumidor por equiparação, sendo vítima de acidente de consumo, podendo pleitear a proteção do Código de Defesa do Consumidor.


d.
por não se considerado destinatário final do produto, em hipótese alguma poderá pleitear a proteção do Código de Defesa do Consumidor.


e.
embora não seja o destinatário final do produto, é considerado consumidor em razão da sua vulnerabilidade, aplicando-se a teoria finalista mitigada.


saracdr20: embora não seja o destinatário final do produto, é considerado consumidor em razão da sua vulnerabilidade, aplicando-se a teoria finalista mitigada

Soluções para a tarefa

Respondido por cavaladaress
4

Resposta:

e.

embora não seja o destinatário final do produto, é considerado consumidor em razão da sua vulnerabilidade, aplicando-se a teoria finalista mitigada.

Explicação:

Fiz e deu certo


jrmarketing65: está correta... fiz em setembro de 2021
Respondido por leonardomacedo887
0

João deve ser considerado como consumidor, conforme a aplicação jurisprudencial do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma vez que, mesmo não usando o liquidificador para fins próprios, é clara a sua vulnerabilidade com relação ao fornecedor. Sendo assim, deve ser assinalada a alternativa "E".

Como explicar a situação de João?

Em situações normais, como João se utiliza de seus materiais para ser fornecedor de produtos para seus clientes, ele não poderia ser classificado como consumidor.

Entretanto, segundo o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na aplicação do CDC, deve ser adotada a teoria finalista mitigada, no sentido de fazer uma abertura para o conceito de consumidor, no caso de haver uma vulnerabilidade de ordem técnica, jurídica ou econômica com relação ao fornecedor.

Para ver mais sobre CDC:

https://brainly.com.br/tarefa/22522951

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes