joao e carla sao casados carla tem 2 irmas normais e 1 irmo com distrofia muscular Duchenne (DMD) por isso fez exames de DNA e sabe que e portadora da DMD. o casal esta tentando engravidar e gostaria de saber se ha riscos de trasmetirem a DMD para o futuro bebe
Soluções para a tarefa
Olá!
Pois bem, há sim uma possibilidade da transmissão ao filho, mas antes vamos analisar o quadro.
A Distrofia muscular citada é uma doença de caráter recessivo que acontece no cromossomo X, sendo que a mesma afeta, geralmente, homens pois:
Homem: XY
Mulher: XX
No caso dos homens, há 50% de chance de nascerem com a distrofia, pois o X herdado da mãe pode ser normal ou característico da doença: XY - normal
X'Y - doente
Nas mulheres, a chance de se nascer com a doença é reduzida, já que, como apresentam dois cromossomos X, seria necessário receber dois cromossomos portadores da distrofia, podendo ser assim apenas portadoras.
Por fim, se Carla tem um irmão doente com tal distrofia, quer dizer que sua mãe é portadora de tal cromossomo X' e, assim, Carla apresenta 50% de chance de ser portadora de tal cromossomo.
Portanto, considerando João como normal e Carla tendo 50% de chance de ser portadora da doença, se o bebê for do sexo masculino, há sim a possibilidade de nascer com a distrofia. Se o bebê for do sexo feminino, não haverá como a criança nascer doente, entretanto, a mesma poderá ser portadora do gene da distrofia.
Espero ter ajudado!