João, com o sobrenome de Limeira, agrediu e insultou a moça, irritado naturalmente com os seus desdéns. Martinha recolheu-se à casa. Nova agressão, à porta. Martinha, indignada, mas ainda prudente, disse ao importuno: “Não se aproxime, que eu lhe furo”. João Limeira aproximou-se, ela deu-lhe uma punhalada, que o matou instantaneamente. (Machado de Assis. O punhal de Martinha, 1894.) Perfurações no tórax, provocadas por objetos pontiagudos como facas e punhais, ainda que não atinjam qualquer órgão vital, se permanecerem abertas podem matar o sujeito por asfixia. Explique por que isso pode ocorrer.
Soluções para a tarefa
Perfurações no tórax podem causar morte por asfixia, pois igualam a pressão torácica à pressão atmosférica. Para que os movimentos respiratórios ocorram, deve haver diferença de pressão externa e interna.
De forma simplificada, um indivíduo com uma perfuração de tórax provocada por um objeto pontiagudo pode evoluir para óbito porque, nesse caso, deixa de existir a diferença de pressão entre o interior dos pulmões e o ambiente externo, a qual é responsável pelos movimentos de inspiração e expiração.
Ventilação pulmonar
O organismo humano apresenta um sistema respiratório especializado em realizar os movimentos de ventilação e fornecer oxigênio ao sangue, sendo ele levado a todos os órgãos do corpo. Os movimentos de inspiração e expiração, entretanto, dependem da diferença de pressão entre a cavidade torácica e o ambiente externo.
Logo, durante a inspiração a pressão atmosférica é maior que a pressão dentro dos pulmões, fazendo com que o ar rico em oxigênio entre para dentro. Assim, no caso de uma perfuração de tórax na região do pulmão, essa diferença de pressão deixa de existir, o que incapacita a ventilação e o fornecimento de O2 ao organismo e aos órgãos vitais.
Outra questão sobre ventilação:
https://brainly.com.br/tarefa/47949091
#SPJ2