João andando distraído pela rua e pisou em um prego e foi contaminado pela doença bacteriana____________, logo após se curar foi ao bar do seu Zé e a água estava contaminada e o infeliz foi contaminado pela cólera que é o agente causador é____________, fez o tratamento com medicamentos antibióticos e se curou. Se sentindo solitário foi visitar a Clotilde e teve relações sexuais sem preservativos e se infectou com a DSTB (IST)_______. Após o tratamento com antibiótico, desiludido com a vida foi morar no sítio com seu tio avô, mal ele sabia que o velhinho tinha hanseníase que é causado por__________.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tétano - Vibrio cholerae - Gonorreia/ Sífilis/ Clamídia - Mycobacterium leprae
Explicação:
> O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. Ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.
> Cólera é uma infeção do intestino delgado por algumas estirpes das bactérias Vibrio cholerae. A cólera é fatal se não for tratada imediatamente. Os principais sintomas são diarreia e desidratação. Raramente, choque hemorrágico e convulsões podem ocorrer em casos graves. A ingestão de águia infectada é a principal forma de infecção
> São várias as infecções bacterianas sexualmente transmissíveis, então listeis as três mais estudadas:
- Gonorreia: IST causada por bactérias Neisseria gonorrhoeae. Os sintomas incluem dor ao urinar e secreção anormal do pênis ou da vagina. Os homens podem sentir dor testicular e as mulheres, dor pélvica. Em alguns casos, a gonorreia não tem sintomas. A gonorreia pode ser tratada com antibióticos.
- Sífilis: É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. A sífilis desenvolve-se em estágios, e os sintomas variam conforme cada estágio.
A primeira etapa envolve uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segunda fase é caracterizada por uma irritação na pele. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa fase final pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração.
A sífilis é tratada com penicilina. Os parceiros sexuais também devem ser tratados.
- Clamídia: Clamídia é uma bactéria que causa uma infecção sexualmente transmissível (IST), que na maioria das vezes atinge os órgãos genitais, mas pode afetar também a garganta e os olhos. A maioria dos casos da clamídia, entre 70 a 80% não apresenta sintomas. Quando eles ocorrem, isso acontece geralmente de uma a três semanas após a exposição à bactéria causadora da doença.
Os sintomas mais comuns nas mulheres são:
. Corrimento amarelado ou claro
. Sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais
. Dor ao urinar e/ou durante as relações sexuais e/ou no baixo ventre (pé da barriga).
Nos homens os sintomas mais comuns da clamídia são:
. Ardência ao urinar
. Corrimento uretral com a presença de pus
. Dor nos testículos.
> Não entendi direito se está pedindo o agente causador da hanseníase ou a forma de infecção. Dessa forma explicarei ambos:
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.
Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.
A transmissão do M. leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase.