Psicologia, perguntado por pevarraschin, 11 meses atrás

Joana tem 10 anos, está matriculada no 3º ano do ensino fundamental e tem o histórico de retenção no 2º e no 3º anos. Na matemática, demonstra bom raciocínio lógico, mas não realiza as operações de subtração e multiplicação com desenvoltura. Ainda não adquiriu as competências de leitura e escrita com fluência. A aluna aparenta ser introvertida e passa a maior parte do tempo na escola alheia ao que está ao seu redor. Entretanto, quando a professora ou um aluno mais avançado a auxilia é visível sua disposição para a aprendizagem e o avanço na aquisição das competências. Por essa razão, antes dos períodos de avaliação, a professora decidiu investigar melhor o caso e detectou que a aluna era nova na escola. Constatou que, desde o 1º ano, a aluna cursou cada série em uma escola diferente e a retenção do 2º ano foi dada por faltas. Retomando o histórico escolar da aluna e a entrevista concedida pelos pais na matrícula, verificou-se que os pais eram trabalhadores rurais de temporada e, por isso, mudavam-se muito. Joana tinha a responsabilidade de cuidar do irmão mais novo quando ele ficava doente, pois a creche não aceitava a permanência da criança na escola.

O caso de Joana desafia-nos a refletir sobre situações reais e corriqueiras de uma sala de aula. Para isso, devemos estar preparados para sabermos como lidar com tais situações. Diante disso, analise esse caso, leia as questões a seguir e responda-as no formulário padrão disponível no Material da Disciplina.

3 - Para auxiliar Joana, a professora a acompanhou de perto e também propôs o auxílio de um colega mais avançado. Diante disso, a postura da professora foi coerente? Justifique e apresente outras estratégias (mínimo três) que a professora ou a escola poderão utilizar para atender o caso de Joana.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3

A metodologia ativa está diretamente ligada a nossa BNCC sob respaldo da LDB que promove a inclusão e desenvolvimento do ensino fomo forma de formar seres sociais críticos.

Sabendo disso, podemos escolher dentre as competências da base a empatia e a cooperação para explicar o processo participativo, onde é importante que todos os indivíduos presentes no grupo venham a elaborar questões coletivas para realizar suas tarefas.

Esse contexto, que possui relação direta com o objetivo da base que é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar.

Por isso, é importante que entre as estratégias para melhorias no aprendizado de Joana exista:

A inclusão;

Um avaliação de forma positiva;

A busca por melhorias no quadro de atividades.

Perguntas interessantes