Joana estava lanchando com as amigas no intervalo da faculdade. Assim que o sinal tocou, a estudante disse para as amigas: Meninas, vamos subir lá pra cima. A aula já vai começar. Inquieta com o que ouviu, Maria, amiga de Joana, corrigiu a amiga, dizendo: - Jo, o correto a se dizer é "Meninas, vamos subir. A aula já vai começar." Joana agradeceu e comentou com Maria que sempre falou assim e nunca foi corrigida. Maria explicou qual foi o erro gramatical que Joana cometeu e o quanto esse tipo de erro é comum na oralidade. Joana, Maria, Paula e Larissa caminharam em direção à sala de aula com a sensação de que acabaram de viver uma experiência repleta de sentidos, (re)significações e aprendizados. O que era para ser apenas um encontro no intervalo para faculdade, se tornou um momento de ruptura nos vícios de linguagem. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o vício de linguagem que Joana cometeu. Arcaismo. Cacófato. Neologismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: Pleonasmo.
Explicação:
Arcaísmo: é o uso de palavras, termos e expressões antigas que deixaram de ser utilizadas. Exemplo: Vossa Mercê ao invés de Você.
Cacófato: trata-se de um som desagradável criado a partir da sílaba final de uma palavra com a sílaba inicial da outra palavra. Ex.: ela tinha um colar de ouro (la+tinha = latinha).
Neologismo: é a criação de vocábulos novos. Exemplo: (des)amar.
Pleonasmo: trata-se da repetição, redundância desnecessária de palavras. Ex.: descer pra baixo; subir pra cima.
Ambiguidade: é a criação de duplo sentido. Exemplo: o papagaio do meu marido é um chato de galocha, ou seja, o marido se assemelha a um papagaio que fala muito ou trata-se do papagaio de estimação do marido.
A alternativa correta está em pleonasmo.
A repetição, ou melhor, o uso repetido do sentido na frase foi marcado para as amigas que tiveram Joana como interlocutora da frase e elas eram as receptoras da linguagem.
É através da leitura que a pessoa desenvolve seu potencial de discernimento, e, acompanhado da escrita, forma objetividade no pensamento ao colocar no papel, podemos entender também a interpretação como uma ferramenta crucial para o processo de leitura, pois ela que definirá a forma como entendemos as características de alguma frase, ou texto.