Psicologia, perguntado por jucerib, 10 meses atrás

Joana é responsável pelo setor de recursos humanos de uma empresa de tecnologia e precisa apoiar a direção da empresa em um importante processo de mudança. o presidente da empresa estava preocupado com a substituição de alguns diretores que precisaram ser transferidos para outra unidade e alguns que foram desligados, em função de perfil inadequado. agora, está frente à possibilidade de uma parceria importante, mas necessita de líderes diferenciados. dessa forma, joana analisou os atuais gestores da empresa, por meio dos resultados de um inventário e identificou quatro profissionais, dentre o grupo, que seriam submetidos a um processo de coaching de carreira bem direcionado, visando fortalecer suas competências para assumirem diretorias locais. esses quatro gestores apresentam os seguintes perfis:
paulo: atual gerente financeiro, é mais tímido em exposições e posicionamentos importantes. contudo, é um excelente profissional na sua área de atuação e sempre conseguiu resultados financeiros importantes para a empresa, principalmente, quando ela passou por um período de crise. a presidência espera que paulo assuma a diretoria financeira da nova filial.

josé: era gerente comercial de uma unidade e, atualmente, responde por uma regional. é bastante ousado, lidera grandes equipes, e é mais velho que os outros três. contudo, nos últimos meses, vêm experimentando alguns resultados negativos e, com isso, a pressão sobre as equipes redobrou e alguns subordinados já expressaram seu descontentamento.

mauro: é o mais novo e também o melhor amigo do atual vice-presidente. tem ampla experiência externa e busca sempre inovação nos processos de engenharia. na sua visão, ele possui a mais alinhada equipe de trabalho. mauro é cotado para assumir a diretoria industrial, uma das mais importantes da empresa e responsável por 80% da receita. entretanto, mauro é arrogante e prepotente. considera-se um líder inato e não valoriza ações de desenvolvimento, pois diz que aprende na prática. porém, não sabe trabalhar em equipe.

guilherme: é um jovem profissional da área técnica e fez carreira na empresa, tendo iniciado como estagiário. ele tem uma profunda admiração pelo seu superior atual e seu desejo é substitui-lo à altura.

considerando o contexto organizacional e os perfis descritos, como você estruturaria um projeto de coaching para essa empresa?

Soluções para a tarefa

Respondido por naldologum
26

Resposta:

O processo de coaching não foi demandado pelos clientes finais, porém, o comprador principal, no caso o presidente, é patrocinador do projeto, portanto, pode haver uma adesão e comprometimento por parte dos clientes do processo. Para iniciar o processo, é fundamental alinhar aspectos contratuais. O objetivo é ajudar o comprador a entender que você está do lado dele, que vocês dois estão do lado do cliente, e que, para atingir os resultados, o trabalho conjunto de vocês é necessário. O coaching significa estabelecer parceria com o comprador e com o cliente. Posteriormente, seguem-se as etapas:

1- Observação dos clientes: ouvir e observar situações diferenciadas, desde apresentações a avaliações, e de tomada de decisões a recebimento de comunicações do cliente.

2- Diagnóstico de 360 graus: é realizada entrevista com os pares do cliente, seus subordinados, superiores e/ou clientes, para conhecer padrões de comportamento e obter evidências de seu sucesso ou falta dele.

3- Entrevista ao cliente: entrevista-se o cliente em profundidade em vários momentos (no início, depois de eventos importantes, após reveses etc.) para poder conhecer fatores que influenciaram - positiva ou negativamente - o comportamento posterior dele.

4- Estabelecimento de objetivos do processo: quais resultados são esperados para cada profissional em relação aos seus futuros cargos.

Essas etapas ajudam a perceber melhor os clientes, tendo em vista que a descrição de seus perfis baseia-se em fatores emocionais e psicológicos, demandando conhecer aspectos comportamentais que precisam ser alterados por processo de coaching. Por fim, responsabiliza-se os clientes. No entanto, Mauro será um grande problema. Suas características apontam para dificuldades durante o processo de coaching, que possivelmente se agravam diante de comportamentos que já apresentam resistências.

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:

Aparentemente, o objetivo é ajudar o comprador a entender que você está do lado dele, que vocês dois estão do lado do cliente, e que, para atingir os resultados, o trabalho conjunto de vocês é necessário.  

Situações como: Ouvir os clientes, diagnóstico de 360 graus, entrevista ao cliente e estabelecimento de objetivos ajudam a perceber melhor os clientes, tendo em vista que a descrição de seus perfis baseia-se em fatores emocionais e psicológicos, no entanto, Mauro será um grande problema. Suas características apontam para dificuldades durante o processo de coaching, que possivelmente se agravam diante de comportamentos que já apresentam resistências.

Perguntas interessantes