Joana é recém-formada e começou a trabalhar na Escola de sua cidade. Encontra dificuldades em fazer seu planejamento e muitas vezes tem vergonha de pedir ajuda a seus colegas e para sua coordenadora, pois é muito tímida e acha que poderiam inferiorizá-la, por não saber se organizar com suas aulas. Quando entra em sala de aula, se sente perdida, sem saber por onde começar. Na situação de Joana, como professor recém-formado, que atitudes ou ações tomaria para reverter esse quadro? Como desenvolveria seu planejamento e por onde começaria? Como um bom planejamento pode auxiliar o professor iniciante a enfrentar a sala de aula pela primeira vez? Discorra um texto de 10 a 15 linhas colocando sua opinião acerca do caso proposto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
No caso de Joana o planejamento deve ser desenvolvido e pautado a partir da inclusão e da avaliação que promova a aprendizagem não apenas a quantificação de resultados.
O planejamento escolar parte da fundamentação das atividades dentro da educação, que, no Brasil tem respaldo da Lei de Diretrizes Básicas.
Ele está associado à promoção do incentivo e necessidade de educar a população, se dividindo nos seguintes níveis:
Tipos de planejamento escolar:
Planejamento Educacional;
Planejamento Escolar;
Planejamento Curricular;
Planejamento de Ensino.
No Planejamento pedagógico o projeto deve reunir propostas de ação concreta a executa-as durante um determinado período de tempo.
Perguntas interessantes