Artes, perguntado por anacarolinademelobra, 11 meses atrás

Jiu Jitsu brasileiro é modalidade olímpica?

Soluções para a tarefa

Respondido por bala56
1

Resposta:

Jiu jitsu brasileiro não é modalidade olímpica

Respondido por larissaketlen1205
0

Resposta:

Não.

Explicação:

Mesmo sendo uma modalidade bastante crescente no Brasil ainda não foi aceita nas olimpíada

O que falta para ele entrar:

De acordo as regras do COI, para ser olímpica uma modalidade esportiva precisa ser praticada em, no mínimo, 75 países e 4 continentes por homens e 40 países e 3 continentes por mulheres. Precisa também ser regida por uma entidade única em escala mundial, tal qual acontece, por exemplo, com CBJ (Confederação Brasileira de Judô), entidade gestora do Judô nacional que representa o Brasil em qualquer parte do mundo sob a égide da FIJ (Federação Internacional de Judô), entidade maior do esporte.

Essa explicação já expõe as dificuldades para que insira o Jiu Jitsu nas olimpíadas. Todos sabem que no BJJ tem inúmeras federações Algumas das mais influentes são CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu), CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo), CBJJO (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Olímpico) e CBJJD (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Desportivo). Fora as confederações internacionais, como a UAEJJF (Federação de Jiu Jitsu dos Emirados Árabes Unidos) ou a IBJJF (Federação Internacional de Jiu Jitsu Brasileiro). E sem contar as federações estaduais, como a FPJJ (Federação Paulista de Jiu Jitsu) ou a FJJRio (Federação de Jiu Jitsu do Rio de Janeiro).

O maior problema a ser enfrentado é que dificilmente haveria uma unificação dessas entidades. Como regulamenta o COI para que o esporte passasse a pertencer aos Jogos Olímpicos. Com essa multiplicidade de confederações não é possível determinar por exemplo um único campeão mundial por peso e faixa já que existem campeonatos com a mesma nomenclatura de entidades divergentes.

Outro ponto mundo relevante é que para quem está acostumado com as regras de Jiu Jitsu consegue entender perfeitamente o andamento de um luta, no entanto para o público da mídia televisiva que é composto por espectadores dos mais variados tipos, não seria lucrativo ter em uma grade televisiva um esporte que as regras são de difícil entendimento pelos que são leigos.

Perguntas interessantes