Jeitinho brasileiro é uma expressão que comporta múltiplos sentidos. Na sua faceta positiva, o jeitinho se manifesta em algumas características da alma nacional: uma certa leveza de ser, que combina afetividade, bom humor, alegria de viver e uma dose de criatividade. Este é o lado bom, que deve ser preservado. [...] A face negativa do jeitinho é bem conhecida de todos nós. Ela envolve a pessoalização das relações, para o fim de criar regras particulares para si, flexibilizando ou quebrando normas que deveriam se aplicar a todos. Esse pacote negativo inclui o improviso, a colocação do sentimento pessoal ou das relações pessoais acima do dever e uma certa cultura da desigualdade que ainda caracteriza a vida brasileira.[...] CONSTANTINO, Cristina Herold; MALENTACHI, Débora Azevedo. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Cultura e Arte. Maringá: Unicesumar, 2018, p. 18-19. Com base nas informações do texto “Ética e jeitinho brasileiro”, analise as asserções e assinale a alternativa INCORRETA.
Soluções para a tarefa
Olá!
Parece que você esqueceu as alternativas.
Com base nas informações do texto “Ética e jeitinho brasileiro”, analise as asserções e assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Alternativa 1:
O jeitinho brasileiro na faceta positiva constitui um meio de enfrentar as adversidades da vida como, por exemplo, sobreviver diante das desigualdades sociais, das deficiências dos serviços públicos e complexidades da legislação.
Alternativa 2:
Para saber se o jeitinho brasileiro é bom ou ruim (aceitável ou não) basta verificar se sua atitude causará algum prejuízo ou benefício para alguém ou grupo social.
Alternativa 3:
A cultura da desigualdade mostra como crença disseminada que as regras são para as outras pessoas, isto é, para os comuns, e não "para os especiais como eu".
Alternativa 4:
A efetivação do conhecimento, como disciplina escolar, sobre o lado positivo e negativo do jeitinho brasileiro pode mudar o cenário atual da sociedade brasileira e acabar com a corrupção.
Alternativa 5:
A facilidade para quebrar regras sociais, com o jeitinho brasileiro, se transforma em violação direta e aberta da lei. Como exemplos temos o atestado médico falso, a nota superfaturada para aumentar o reembolso e a corrupção em grandes proporções
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa 4 é incorreta.
Bem, o jeito brasileiro de nada tem haver com a construção do conhecimento didático.
Para ser mais exato, ela não deve ser levada em consideração em momento nenhum, principalmente quando o objetivo principal do sistema escolar é formar seres sociais éticos e que unem o aprendizado com a vida em sociedade, participando da democracia exercendo seus direitos e deveres em prol da evolução do país.
Até mais!