Filosofia, perguntado por fernandabarbosa50966, 1 ano atrás

Jean-Jaques Rousseau compõe o conjunto de pensadores que durante os séculos XVIII e XIX defenderam a constituição como instrumento para limitar o poder do Estado nos moldes do Absolutismo. A teoria política de Rousseau, como em Locke e Hobbes, também é devota do modelo contratualista para fundamentar a origem do Estado e da Sociedade Política. Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 3, adaptado. Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina de Teoria Política Clássica, examine se os enunciados abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Rousseau propõe que o exercício do poder soberano esteja nas mãos do povo soberano ou da vontade geral. ( ) A distinção entre soberano e governo, para Rousseau é o que diferencia esse autor de Hobbes e Locke. ( ) Para Hobbes o poder soberano da sociedade civil pertence ao governante (um homem ou uma assembleia) e, para John Locke está nas mãos do parlamento. ( ) Para Rousseau, a vontade geral é a expressão global dos interesses e dos sentimentos da sociedade e do cidadão.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
0

Bom dia !


( V  ) Rousseau propõe que o exercício do poder soberano esteja nas mãos do povo soberano ou da vontade geral. Rosseuau acreditava que através do contrato social e da vontade geral seria possível estabelecer um controle legítimo da sociedade.

( F ) A distinção entre soberano e governo, para Rousseau é o que diferencia esse autor de Hobbes e Locke.  Ambos são lados da mesma moeda.

( F  ) Para Hobbes o poder soberano da sociedade civil pertence ao governante (um homem ou uma assembleia) e, para John Locke está nas mãos do parlamento. Para Locke o poder soberano está no legislativo.

( V ) Para Rousseau, a vontade geral é a expressão global dos interesses e dos sentimentos da sociedade e do cidadão. Onde todos trabalharia pelo coletivo.

Respondido por victoorhugof
0

Resposta:

V V V V

Explicação:

Rousseau propõe que o exercício do poder soberano esteja nas mãos do povo soberano ou da vontade geral; Essas características, segundo Jean-Jaques Chevallier, o diferencia de Hobbes e Locke porque Rousseau é assim levado a uma distinção radical que, do ponto de vista em que a apresenta, é inteiramente sua, a distinção entre o soberano e o governo. Para Hobbes o poder soberano da sociedade civil pertence ao governante (um homem ou uma assembleia) e, para John Locke está nas mãos do parlamento. No entanto, na interpretação de Norberto Bobbio, para Rousseau a vontade geral é a expressão global dos interesses e dos sentimentos da sociedade e do cidadão

Perguntas interessantes