Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) escreveu a obra Do contrato social, na qual analisa os fundamentos do direito político, e não o surgimento histórico das sociedades políticas. Nessa obra, esse autor afirma que o pacto social ocorre quando cada um concorda em ceder todos os seus direitos à comunidade, saindo, portanto, do estado de natureza e adentrando no estado civil. Com isso, cada um dos participantes só tem a ganhar, pois antes deveria proteger-se somente com as próprias forças, mas a comunidade formada pelo pacto garantirá a vida e os bens de cada associado ampliando suas forças. Com base nessas ideias, marque a alternativa correta.
a. O texto acima sustenta que os participantes do pacto adquirem o direito de defender, com suas próprias forças, seus bens e suas vidas.
b. O texto acima descreve a fundação do corpo político para Rousseau.
c. O texto acima descreve a passagem do estado civil ao estado de natureza.
d. O texto acima descreve um momento histórico vivido por toda a humanidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje.
C
Respondido por
0
O texto expressa a passagem do estado civil ao estado de natureza (C).
O estado de natureza para Rousseau
- Nesse espaço, os homens são felizes no estado de natureza, mas o que corrompe o homem é a vida social, à medida que é na sociedade que os homens competem entre si quando são detentores de conhecimentos.
- O homem deve seguir a vontade do interesse geral, sem levar em consideração a sua vontade própria ou os princípios particulares.
- É necessário agir pelo bem-estar coletivo, tendo em vista que o âmbito político é democrático e equalitário.
Saiba mais sobre Rousseau em: brainly.com.br/tarefa/30514636
Anexos:
Perguntas interessantes