Jean-Baptiste Debret, Caçador de Escravos, 1820-1830.
Disponível em: . Acessado em: 19 de fev. 2019.
Jean-Baptiste Debret foi um artista francês que se dirigiu à América Portuguesa junto à Missão Francesa. É um dos pintores do século XIX mais conhecidos no Brasil, e suas obras produzidas no território brasileiro se ocupavam em retratar cenas do cotidiano do país, seguindo o estilo Neoclássico. Neste sentido, a partir da observação da imagem anterior, analise as afirmativas a seguir:
I. A obra de Debret apresenta naturalismo, leveza e realismo.
II. A imagem demonstra uma cena romantizada, representando um possível "ideal" de organização no Brasil.
III. Embora siga o Neoclassicismo, Debret rompe com o estilo europeu, à medida em que ele nega a temática europeia e passa a retratar a realidade brasileira.
É correto o que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Questão 5 de 10
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
I é verdadeira. São obras que buscam recriar a realidade de forma bem realista, e são "leves" apenas no aspecto técnico, retratando cenas profundamente pesadas.
II é falsa. As obras de Debret são, na medida do possível, "fotografias" da situação social do Brasil, sendo também uma denúncia daquilo que o francês Debret via como barbarismo e atraso em nosso país.
III é falsa. Embora Debret seja um "autor de transição" entre o neoclassicismo e o romantismo, a razão pela qual isto ocorre é pelo modo como ele interpreta, em texto, as suas obras, e não por pintar cenas brasileiras.
É correta a alternativa 1.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás