História, perguntado por lucaspantanetop8qs3i, 9 meses atrás

Japão na antiguidade

Soluções para a tarefa

Respondido por desconhecida1889
4

Japão na antiguidade

A ocupação humana do Japão remonta a 35.000 AC, quando os humanos primitivos chegaram à ilha através de istmos. Começaram, a fabricar pedra polida por volta de 30.000 AC, sendo as mais antigas. Em 1985 mergulhadores fizeram descobertas de estruturas submersas em Yonaguni, em Okinawa, o que atraiu muitos historiadores, arqueólogos e cientistas até ao sítio arqueológico, onde realizaram estudos para a sua datação. Chegaram à conclusão que os monumentos têm mais de 11 000 anos de idade, os mais antigos do mundo. Os cientistas confirmam que esses monumentos encontrados submersos na costa do Japão são a evidência de que pode ter existido uma civilização desconhecida, anterior à Idade da Pedra.

Esses primitivos eram individualistas, pois moravam separados, sem formar vilas e nem aldeias. Eram animistas, acreditavam na existência de alma nos rios, nas árvores, nas pedras e em todos os seres da natureza. Para acalmar a ira dessas almas, segundo alguns arqueólogos, fabricavam bonecos de barro e ofereciam a elas como sacrifício.

Foram eles que determinaram a primeira civilização japonesa, denominada Jômon-shiki. Em escavações feitas em vários locais do país, encontraram-se os trabalho, de barro que deram origem à designação: “Civilização Jômon-shiki”. Naqueles trabalhos (vasos, potes, tigelas, etc.), notam-se ornamentações que eram feitas através de uma leve pressão de corda na parte externa (Jômon é a palavra japonesa para padrões feitos com corda).

Sendo o arroz uma planta tropical, originária das regiões sul-asiáticos, considera-se que foi introduzido no Japão por um grupo étnico oriundo provavelmente da Indonésia. Esse grupo chegou ao arquipélago japonês atravessando o oceano em suas embarcações, levadas pela corrente marítima.

O cultivo do arroz trouxe, portanto, a fixação do homem em suas terras. Dessa estabilização, nasceram os primeiros agrupamentos de casas, que deram origem às aldeias e vilas. A essa altura, a evolução cultural também entrou na sua segunda fase, criando a chamada Civilização Yayoi-shiki, a qual teve inicio 300 anos antes da era cristã e durou aproximadamente até o século III depois de Cristo.

Os trabalhos de barro dos tempos de Yayoi-shiki não são rústicos como os do período anterior. Já apresentam mais beleza, com formas bem modeladas. Os criadores daquela civilização já faziam uso de instrumentos metálicos e o nível de vida era muito elevado.

O Japão foi unificado pela primeira vez pelo povo Yamato, por volta de 400 DC. Os Yamato tinham o seu domínio centrado no vale de Nara, que veio a tornar-se a capital permanente, muito fértil e rico, o que lhes permitiu a um poderio económico e militar sobre os outros povos da ilha principal. Foi durante este período, que durou até ao sec. VII, que o budismo entrou no Japão, que até então era maioritariamente shintoísta.

Perguntas interessantes