Jânio Quadros renunciou apenas sete meses após assumir a presidência no Planalto Central do país,para decepção dos seus eleitores, . O vice-presidente eleito foi o getulista João Goulart; que recebeu a notícia da renúncia de Jânio, quando estava em viagem à China.
A política brasileira, naquele momento, assim se configurava:
I Pelo regulamento da constituição de 1946 a posse de Jango seria automática.
II - Brizola articulou com alguns militares, e, após alguns acertos a posse de Jango mas com a mudança do regime de presidencialista para parlamentarista.
III - Jango assumiu o cargo, com um remendo de última hora por imposição militar.
IV -O mandato de Jango foi todo pontuado por muitas tensões.
V - Os Ministros Militares de Jânio não tentaram impedir a posse.
Estão corretas as afirmativas:
a.
II e V.
b.
I, II, III e IV.
c.
I, II e III.
d.
III, IV e V.
e.
II e III.
Soluções para a tarefa
Olá!
As afirmativas corretas são as I, II, III e IV. A falsa é a afirmativa V. Portanto, a opção que deve ser assinalada é B.
Em
1960, Jânio Quadros ganhou as eleições presidenciais. Porém, seu
mandato durou apenas sete meses, após sua renúncia, por se
encontrar isolado política e socialmente. Nessa época, as regras
eleitorais estabeleciam chapas independentes para os
vice-presidentes. Por isso que, após a renúncia, quem assumiu foi
João Goulart, até então o vice-presidente de Jânio Quadros.
Analisando portanto cada uma das afirmativas:
Essa afirmação é verdadeira, porque de acordo com a Constituição de 1946, o vice-presidente deveria assumir o governo automaticamente.
Leonel Brizola, em articulação com alguns militares, destacou-se na Campanha da Legalidade, que exigia a posse de Goulart. Dentro do Congresso Nacional, os militares também não cediam em aceitar a posse de Jango. Entretanto, em vez de atacar Brizola, os militares aceitaram um acordo e foi mudado o regime de presidencialista para parlamentarista. Assim, com a redução dos poderes presidenciais, os militares aceitaram que Jango assumisse a presidência.
Essa afirmação é verdadeira, pois os militares vetaram o nome de João Goulart, e este só pode assumir a presidência depois que houve a mudança do regime presidencialista para o parlamentarista. E foram os militares que impuseram essa condição, após três ministros militares formarem a Junta Provisória por treze dias, enquanto acontecia a Campanha da Legalidade. Com a mudança do regime e a diminuição do poder do presidente, finalmente os militares aceitaram que Goulart assumisse.
VERDADEIRO IV -O mandato de Jango foi todo pontuado por muitas tensões.
Essa afirmativa é verdadeira porque o mandato de Jango iniciou-se com o parlamentarismo. Nesse regime, não foi possível resolver a crise política, aprofundando mais ainda os problemas econômicos do país. Em 1963, foi feito um plebiscito e a população voltou pela volta do presidencialismo. Assim, Jango conseguiu pôr em prática as reformas sociais com as quais havia se comprometido, porém aumentou a crise que resultaria no golpe militar de abril de 1964.
FALSA V - Os Ministros Militares de Jânio não tentaram impedir a posse.
Os ministros militares tentaram sim impedir a posse de Jango, eles não a aceitavam, viam como uma ameaça ao país, tanto que vetaram o nome de Goulart. Isso porque, ao ocupar o cargo de Ministro do Trabalho de Getúlio Vargas, Jango aumentou o salário mínimo em 100% e promoveu a reforma agrária. E estas atitudes foram consideradas comunistas, fazendo com que Jango fosse considerado de “esquerda”, ligado ao sindicalismo e às forças políticas de esquerda, indo contra os interesses dos militares.
Espero ter ajudado! Bons estudos!