Português, perguntado por jana2224, 7 meses atrás


JANAYNA DOS SANTOS RIBEIRO

MINHA PÁGINA

CADERNOS DE ATIVIDADES

Cadernos de atividades

Aqui você encontra uma seleção de atividades de Língua Portuguesa e Matemática para exercitar e testar tudo aquilo que você estudou no 3° bimestre. Para realizá-las, é muito fácil: é só você ver os cadernos disponíveis e clicar em Entrar naquele que quiser responder.

Atenção! Nada de perder os prazos ou esquecer que os cadernos têm duração. Por essa razão, você precisa clicar em Finalizar antes do tempo se encerrar.

Ah! Se preferir, você também pode fazer as atividades pelo aplicativo no seu smartphone.

Preparado(a)? Responda as questões com atenção e depois veja o seu desempenho no card Seus Resultados.

Bons estudos!



1d 13:57:09


Atividade 5

Leia o texto abaixo.

 

Os urubus e sabiás
Rubem Alves


     Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores. E, para isso, fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram do-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas e fizeram competições entre si, para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam por Vossa Excelência. Tudo ia muito bem até que a doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás... Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.
     — Onde estão os documentos dos seus concursos?” E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvessem. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam estudar, mas cantavam simplesmente [...]
     — Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.
E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...
     Moral: Em terra de urubus diplomados não se ouve canto de sabiá.


ALVES, Rubem. Estórias de quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1984. p. 61-2. (P1119Q9SP_SUP)

(P1119Q9SP) No trecho: “Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores [...]”, a oração em destaque iniciada pela conjunção “mas”

adiciona uma informação sobre o talento das aves.

explica a ideia de que as aves se tornarão famosas.

conclui uma afirmação sobre a falta de aptidão das aves para o canto.

opõe-se à ideia de que aves possam se tornar grandes cantoras.

indica uma alternativa profissional para as aves, considerando o canto.

Soluções para a tarefa

Respondido por guiguryxd
1

Resposta: conclui uma afirmação sobre a falta de aptidão das aves para o canto.

Explicação: "mas sem grandes dotes para canto", com essa afirmação da para entender que as aves (urubus) não tem muita habilidade com o canto.

Perguntas interessantes