Administração, perguntado por patriciasc18, 2 meses atrás

Jaime faleceu em maio de 2017, deixando enlutados a esposa – com quem casou sob o regime de comunhão universal de bens –, três filhos e dois netos (filhos de uma filha falecida em 2009).

O patrimônio deixado por Jaime contempla imóveis, títulos do Tesouro Nacional e valores em aplicações financeiras.

Você é um grande amigo de Jaime, sendo seu advogado pessoal há muitos anos, e sabe que ele não deixou testamento. Procurado pela família do falecido, você deve orientá-los no procedimento de inventário no que se refere à ordem de vocação hereditára.

Quem serão os herdeiros de Jaime e como se organizará a partilha de seus bens?

Soluções para a tarefa

Respondido por patyschwantz1991
0

Resposta:

Padrão de resposta esperado

A esposa de Jaime não é herdeira, em virtude do regime de comunhão universal de bens. Os três filhos e os dois netos são herdeiros, na seguinte proporção: os filhos herdam por direito próprio e recebem 25% da herança cada um; os netos herdam por representação e recebem 12,5% cada um, o que corresponde ao quinhão de 25% que pertenceria à filha pré-falecida que representam, nos termos dos artigos 1.829 e 1.851 do Código Civil.

Explicação:

Respondido por lhqueziamartins
1

A sucessão é legítima ocorra, na falta de testamento, onde defere-se o patrimônio da pessoa falecida aos seus respectivos herdeiros facultativos e necessários. No entanto a estrutura da resposta para essa questão é: A esposa tem direito a 50% pela chamada meação , pois, por ser regime de comunhão universal de bens não é considerada herdeira.

Os dois filhos que vivos herdam 25% e o neto que é da filha falecida receberá os outros 25%. A imagem em anexo representa como seria o tipo de sucessão.

Vale ressaltar que este termo usado no Código Civil dos artigos 1.829 e 1.851  que também é denominado como sucessão legítima.

Qual a importância de se fazer um inventario familiar?

  • Trazer a segurança e validade para o herdeiro.
  • Respaldo e resguardo para todas as partes envolvidas
  • Determina a divisão justa dos bens que serão herdados

Podemos dizer que o procedimento de um inventario  onde os bens

da pessoa falecida deve ser organizado dentro de três meses  após a morte. Na reunião de inventário dos bens são determinados os fundos e as dívidas dos bens, bem como os herdeiros e legatários.

Veja mais sobre o assunto de inventario judicial aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12285064

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes