Psicologia, perguntado por izaseribelli15, 6 meses atrás

Jacques Lacan foi um eminente psicanalista francês, que fundou sua própria corrente de psicanálise. Sobre a teoria lacaniana, analise as asserivas abaixo e a relação entre elas.

I. Lacan se preocupou preponderantemente com a ligação entre paranoia e estrutura da personalidade. A paranoia para Lacan foi considerada como forma exemplar da loucura, e a partir de seu entendimento podemos compreender a personalidade humana.

PORQUE

II. A personalidade humana é uma máscara que repousa no real, ou seja, no vazio, e esse é também o real da experiência paranoica. Ou seja, o real é um desconhecimento sobre todas as coisas, inclusive sobre si mesmo.

Assinale a alternativa correta:


(a)As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


(b)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


(c)As asserções I e II são proposições falsas.


(d)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


(e)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Soluções para a tarefa

Respondido por tutaceara
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Resposta:

Resposta certa e a letra A

Respondido por martinkoliveira
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A alternativa correta quanto à classificação das asserções apresentadas sobre Jacques Lacan e a personalidade é a letra A) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

I - A primeira alternativa é verdadeira, já que Lacan percebia a paranoia como sendo um desenvolvimento da personalidade, se caracterizando como uma forma de demonstração da loucura.

II - A segunda alternativa é verdadeira, uma vez que a personalidade do ser humano é relacionada com uma máscara no sentido real, isso é, se configura como uma demonstração da paranoia, e é através da realidade que se originam as experiências paranoicas. A realidade seria o modo onde as pessoas não conhecem a si mesmas, pois cada aspecto da personalidade seria, na verdade, uma máscara.

Apesar de as duas asserções serem verdadeiras, uma não justifica a outra, uma vez que não possuem ligação direta.

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