Já que os cromossomos contêm o material genético e residem no núcleo, como o restante da célula tem acesso à informação que ela carrega?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O cromossomo possui uma região de constrição denominada de centrômero, que acaba dividindo essa estrutura em dois braços. Um cromossomo simples é formado por dois braços e um centrômero, enquanto os duplicados possuem 4 braços e apenas um centrômero. De acordo com a posição do centrômero, podemos classificar os cromossomos em metacêntricos, submetacêntricos, acrocêntricos e telocêntricos.
Os cromossomos metacêntricos são aqueles que possuem o centrômero no meio do cromossomo. Os submetacêntricos são aqueles que o centrômero está um pouco afastado do centro. Os acrocêntricos possuem o centrômero bem próximo a uma das extremidades. Enquanto os telocêntricos possuem o centrômero bem na extremidade terminal, fazendo com que o cromossomo tenha apenas um braço.
Explicação:
Genes são porções de DNA que apresentam as informações necessárias para que ocorra a síntese de uma molécula de RNA mensageiro e consequentemente uma proteína. São eles, portanto, responsáveis por carregar as informações necessárias para que nossas características se expressem. Os genes estão localizados nos cromossomos e ocupam um lugar bem definido nessa estrutura. O lugar que um gene ocupa em um cromossomo é chamado de locus gênico.
Um gene pra uma determinada característica nem sempre apresenta-se igual. As formas alternativas de um determinado gene é chamado de alelo. Assim sendo, um determinado gene pode apresentar diferentes alelos em razão de alguma modificação em um pequeno trecho do DNA que ocorrem devido a mutações. Os alelos determinam a mesma característica, porém de maneiras diferentes.