Já que o Dadá negava todos os padrões estéticos e artisticos, eles usavam a
incompreensão como arte de forma intencional - normalmente, pegavam
objetos na rua, que haviam sido jogados fora, e utilizavam em suas obras de arte.
Esse tipo de fazer arte foi chamado, por Marcel Duchamp de: *
( ) Ready-made
( )Ready-make
( ) Don't made
( )Ready-object
( )Don't make
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que foi o dadaísmo?
Em 1916, em plena guerra, surge a vanguarda europeia mais radical e menos compressível de todas: o dadaísmo, ou simplesmente Dadá, para os íntimos.
Seu lema consistia na crença de que a destruição também é uma forma de criação. Ou seja, a destruição do passado, do tradicionalismo, da razão e da lógica levaria à criação da arte.
Romeno Tristam Tzara surge como líder do movimento e deixa nítido que não apoiava nenhum tipo de manifesto ou princípios.
Características marcantes
O Dadá surge para acabar com a lógica, com a organização e com a razão. A arte tem que ser espontânea. A falta de sentido é transmitida até no nome: Tzara deixa claro que Dadá não significa nada:
Dadá não significa nada: Sabe-se pelos jornais que os negros Krou denominam a cauda da vaca santa: Dadá. O cubo é a mãe em certa região da Itália: Dadá. Um cavalo de madeira, a ama-de-leite, dupla afirmação em russo e em romeno: Dadá.
Para ele, o problema de todo os movimentos artísticos estava justamente em tentar fazer algo impossível: explicar o ser humano. Uma de suas frases mais famosas é a seguinte: “A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta”.
Já que o Dadá negava todos os padrões estéticos e artísticos, eles usavam a incompreensão como arte de forma intencional – normalmente, pegavam objetos na rua, que haviam sido jogados fora, e utilizavam em suas obras de arte.
Eles queriam fazer um protesto, afinal, eram anarquistas e niilistas. O objetivo era criar o caos e a desordem. Sabe o filme do Batman, quando o Alfred diz que alguns homens só querem ver o mundo pegar fogo, se referindo ao Coringa? Pois é. Bem Dadá.
Explicação: