Português, perguntado por estefannysantos435, 10 meses atrás

já que não conseguimos amarmos uns aos outros,por que não tentarmos amar nos outros aos uns qual a classificação da oração subordinada adverbial presente na tira acima​

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessakelly950
4

Resposta:

Como você já dever ter estudado, o período composto é aquele que possui duas ou mais orações, não é mesmo? Além disso, você deve lembrar-se que essas orações podem relacionar-se de duas formas: por coordenação ou por subordinação. Neste texto, focaremos nosso estudo sobre a relação de subordinação quanto à função de adjunto adverbial que as orações podem assumir no enunciado. Tais orações, nessa função, são chamadas de orações subordinadas adverbiais. Veja alguns exemplos:

(1) Uma vez que não o encontrei, resolvi telefonar.

(2) Fiz o exame conforme o médico orientou.

Como é possível notar pelos exemplos, cada período acima possui duas orações. Em (1), temos a oração principal “resolvi telefonar” e a oração subordinada “uma vez que não o encontrei”, sendo que esta última é introduzida por uma locução conjuntiva (uma vez que). Em (2), percebe-se também a presença de duas orações “Fiz o exame” e “conforme o médico orientou”, unidas por uma conjunção (conforme).

Dessa forma, fica claro que as orações subordinadas adverbiais vêm introduzidas de conjunções subordinativas. Além disso, podem ser classificadas de acordo com as circunstâncias expressas por meio delas. Veja:

a) Orações subordinadas adverbiais causais: exprimem uma circunstância de causa. São introduzidas pelas conjunções: porque, já que, uma vez que, visto que, pois que, como, posto que.

Exemplo:

Uma vez que não o encontrei, resolvi telefonar.

b) Orações subordinadas adverbiais consecutivas: exprimem uma ideia de consequência. São introduzidas por elementos intensificadores (tão, tanto, tamanho), seguidos da conjunção que ou das locuções conjuntivas de que forma, tanto que, de sorte que, de modo que.

Exemplo:

Ela estudou tanto que foi aprovada no concurso.

c) Orações subordinadas adverbiais condicionais: expressam uma circunstância de condição (real ou hipotética) em relação ao predicado da oração principal. Elas são introduzidas pelas conjunções subordinativas se, caso e pelas locuções conjuntivas desde que, contanto que, salvo se, exceto se, a menos que, uma vez que (seguidas de verbo no subjuntivo).

Perguntas interessantes