História, perguntado por oagathacaroline, 6 meses atrás

Já podeis, da Pátria filhos,

Ver contente a mãe gentil;

Já raiou a liberdade

No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!

Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.



( Hino da Independência do Brasil. Letra por Evaristo da Veiga, melodia por Dom Pedro I.)Disponível em: . Acesso em: 3 nov. 2012.



Na letra do hino, o autor exalta a força do povo brasileiro. Na consolidação da Independência,

A
a aclamação de D. Pedro como imperador foi facilitada pela ampla e rápida adesão, de forma pacífica, de todas as províncias à independência.
B
a elite brasileira escolheu o regime republicano para evitar confrontos que culminassem na fragmentação do território.
C
) as elites constituídas no período colonial apoiaram D. Pedro I na adoção do regime monárquico que contribuiu para manter a integridade territorial.
D
o povo brasileiro ficou completamente alheio, uma vez o processo foi feito sem contestações ou revoltas.


oagathacaroline: Me ajuda

Soluções para a tarefa

Respondido por anavitoriasouz74
0

Se a arte imita a vida, podemos notar que a história do Hino da Independência foi tão marcada de improviso como a ocasião em que o príncipe regente oficializou o fim dos vínculos que ligavam Brasil a Portugal. No começo do século XIX, o artista, político e livreiro Evaristo da Veiga escreveu os versos de um poema que intitulou como “Hino Constitucional Brasiliense”. Em pouco tempo, os versos ganharam destaque na corte e foram musicados pelo maestro Marcos Antônio da Fonseca Portugal (1760-1830).

Aluno do maestro, Dom Pedro I já manifestava um grande entusiasmo pelo ramo da música e, após a proclamação da independência, decidiu compor uma nova melodia para a letra musicada por Marcos Antônio. Por meio dessa modificação, tínhamos a oficialização do Hino da Independência. O feito do governante acabou ganhando tanto destaque que, durante alguns anos, Dom Pedro I foi dado como autor exclusivo da letra e da música do hino.

Anexos:
Perguntas interessantes