já ouviu falar sobre benefício provocado pela radiação quais
Soluções para a tarefa
Resposta:
Benefícios e Riscos da Radiação Ionizante
O efeito da radiação ionizante em nossos corpos difere de acordo com seu tipo e energia. Os cientistas sabem, há mais de 80 anos, que grandes doses de radiação ionizante podem danificar os tecidos humanos.
Benefícios e Riscos da Radiação Não Ionizante
As fontes e os usos da radiação não ionizante incluem a luz solar, micro-ondas, ondas de rádio, laser, radar e sonar.
Radiação na Medicina
Existem inúmeras áreas onde o poder de radiação e técnicas nucleares têm sido aproveitadas em benefício da humanidade, não apenas na medicina, mas também na indústria, agricultura e outros campos da ciência e da tecnologia.
Resposta:preguisa de resumi desculpa
Explicação:Agricultura: A tecnologia de irradiação de alimentos melhora a qualidade de produtos alimentícios. Utilizado em frutas frescas, grãos e vegetais, o processo previne o brotamento, retarda a maturação e aumenta o tempo de conservação dos alimentos, facilitando o armazenamento e evitando transmissão de doenças.
Indústria: A técnica nuclear mais conhecida nessa área é a gamagrafia, uma radiografia de peças metálicas ou de estruturas de concreto, com a qual é possível verificar se há defeitos ou rachaduras que possam causar vazamentos. Foi utilizada, por exemplo, na construção do gasoduto Brasil–Bolívia.
Medicina: A irradiação possui várias aplicações na medicina. Uma delas é a radioterapia, empregada no tratamento de tumores. Também existem os radiofármacos, usados em avaliações neurológicas e cardiológicas, e os radioisótopos, cujo elemento mais comum é o iodo 131, que auxilia no diagnóstico de doenças da tireoide. A radioesterilização é outra tecnologia importante, aplicada no sangue e seus derivados e em tecidos humanos destinados a transplantes.
Meio Ambiente: Técnicas nucleares são empregadas em pesquisas nas áreas de monitoração e recuperação ambiental. Com elas, é possível avaliar os recursos hídricos, a física e a química de solos, datar superfícies, sedimentos marinhos, árvores e sítios arqueológicos. Já os traçadores radioativos permitem acompanhar o trajeto de poluentes no ar, no mar, nos rios ou no solo e, assim, detecta