Filosofia, perguntado por rafaelamorgado21, 1 ano atrás

Já ouvi falar sobre o trocadilho brasileiro: “vivemos numa democracia Grega”.

Será que vivemos esse tipo de democracia ainda?

Soluções para a tarefa

Respondido por mligya
1
Boa tarde!

Pelo legado grego temos como analisar diversas experiências políticas experimentadas em Atenas, as quais serviram de base para a construção do regime democrático.

A democracia nasceu na Grécia, dando a oportunidade ao cidadão de decidir, opinar e discutir assuntos relacionados aos de uma determinada cidade Grega. 

A luta pelo fim dos privilégios aristocráticos junto com a consolidação de uma sociedade com direitos mais amplos teriam sido os pilares dessa nova forma de governo, no entanto, a democracia grega excluía os direitos dos escravos, mulheres e estrangeiros. Não podemos, portanto, afirmar que a ideia de democracia entre os gregos é similar a do mundo contemporâneo, ela foi se aprimorando e conquistando mais espaço com o passar dos anos.

Na democracia atual, a sociedade visa ampliar o direito ao voto ao minimizar todas as restrições que possam impedir a participação política dos cidadãos, porém, é fato que o modelo dito democrático no Brasil é questionável, visto que ainda existem diversos problemas sociais como a pobreza, a má distribuição de renda, ineficácia nos tratamentos oferecido pelo Estado, compra de votos e um dos fatores que mais conturba os direitos democráticos que é a corrupção manifestada em todos os meios.

De uma forma não explícita, todos estes fatores corroboram o que poderíamos chamar de democracia e assim como na Grécia antiga, que excluía dos votos parte da população, no Brasil ocorre a exclusão dos reais direitos e deveres da sociedade. 


Perguntas interessantes