História, perguntado por giuarimaa, 1 ano atrás

"Já indicamos que, na medida do possível, a cidade deve estar em comunicação, ao mesmo tempo, com o interior do país, o mar e a totalidade do seu território. [...] No que diz respeito aos lugares fortificados, a solução a adotar não é a mesma em todas as formas de constituição: assim, uma cidadela convém a uma oligarquia ou a uma monarquia, e uma região plana a uma democracia; uma aristocracia não escolherá nem um nem outro, mas sim um grande número de praças fortes. [...]" (ARISTÖTELES, Política, VII, 11, 1.330/4)



Assinale as alternativas corretas sobre as características das cidades gregas.


(A)
O isolamento político das cidades-estado foi apresentado no texto.


(B)
A cultura de cada cidade-estado se distinguia a partir da democracia, em Atenas, e o militarismo, em Esparta, por exemplo.


(C)
Segundo Aristóteles, cada cidade-estado deveria adotar uma forma de governo e deveriam levar em consideração as características de sua localização territorial para tomar tal decisão, por exemplo.


(D)
A democracia seria a forma de governo mais evidente nas cidades-estado gregas.


(E)
A superfície montanhosa e o contato direto com o mar influíram na constituição político-econômica grega.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
3
Olá,

Cada cidade-estado grega era construída e organizada de acordo com suas próprias políticas: Esparta, por exemplo, sempre foi voltada para o militarismo, cada homem espartano era, antes de tudo, um soldado.

Esse modelo se difere do praticado em Atenas, onde buscava-se construir cidadãos educados e ativos na política. Isso torna correta a Alternativa C.

Cada cidade estado-grega era constituída politica e fisicamente de acordo com suas diferenças. As fortificações demonstravam o militarismo, enquanto que as praças eram comuns para a democracia.

Espero ter ajudado!

claudialaportep6zlz5: somente a letra C?
Perguntas interessantes